Alunos de Emef de Barueri visitam fórum trabalhista e estudam o mercado de trabalho

Os estudantes de 9º anos da Emef Sandro Luiz Braga, do Engenho Novo, estão participando do projeto “Bicentenário da Independência do Brasil na Busca da Antidiscriminação nos Espaços de Trabalho e Cidadania”.

A iniciativa é da Justiça do Trabalho por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, e acontece desde o mês de junho. A juíza Daiana Monteiro Santos está realizando palestras junto aos alunos, abordando temas como seleção e contratação de profissionais, trabalho infantil, trabalho escravo, trabalho formal e informal, diversidade e discriminação no trabalho, entre outros assuntos que abordam a vida cotidiana no ambiente profissional.

Além das palestras, os alunos também receberam cartilhas ilustradas com informações sobre o projeto e com os temas abordados.  Os encontros acontecem quinzenalmente e são sempre cheios de informações e oportunidades de esclarecimentos diversos sobre mercado de trabalho. A cada encontro é abordado um tema que deixa os alunos cada vez mais entusiasmados.

Integrando as atividades, na semana passada os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda. A visita foi considerada de grande relevância, já que os participantes puderam ver de perto as rotinas administrativas, audiências dos juízes, além de tirarem dúvidas sobre aquela instituição e seus profissionais.

De acordo com a professora Alecssandra Josepfina, responsável pela condução do projeto, a iniciativa está contando com o apoio dos gestores e com o entusiasmo dos alunos. “Nossos estudantes necessitam de expectativas para sonhar, se tornarem os futuros trabalhadores do futuro e também conhecerem seus direitos e deveres”, avaliou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.