Setembro Amarelo: a arte como expressão da vida

A arte como expressão da vida foi o assunto principal da rodada de atividades realizadas no Caps Adulto (Centro de Atenção Psicossocial), de Barueri, na sexta-feira, dia 16. Durante todo o dia, os pacientes a partir dos 18 anos participaram do “Show de Talentos” expondo trabalhos artísticos em desenhos, música, poesia e prosa. Foi a maneira que eles encontraram para tratar da campanha do “Setembro Amarelo”, que convida a população para refletir e agir em favor da prevenção ao suicídio.

Cerca de 50 pessoas que são atendidas pelo Caps Adulto participaram de várias atividades, a começar pela pintura de girassóis no muro da entidade como forma de expressão artística e de terapia. As pessoas atendidas pelo Caps sofrem de transtornos mentais como esquizofrenia, bipolaridade, depressão profunda, autismo, sem contar que muitos também têm ideação suicida (pensamentos no sentido de tirar a própria vida).

“O girassol, neste caso, é o símbolo da vida por estar sempre voltado para o sol, que fornece luz, o elemento essencial para a vida da planta”, explicou a chefe técnica do Caps II Estação, Regina Oliveira Montilha.

Além da pintura dos girassóis, houve saraus com leitura de poesia produzidas pelos próprios pacientes, apresentações musicais e exposições de desenhos, quadros e mandalas também produzidos pelos pacientes. A arte é um dos principais recursos utilizados nos processos de terapias no Caps, uma vez que existem alguns grupos permanentes de leitura de poesia, desenho, entre outras formas de expressão.

“A arte é uma potência de vida, uma via de expressão e uma alternativa colocada para quem tem ideação suicida”, destaca Regina. Daí a ideia de realizar o “Show de Talentos”, mais uma maneira de expressar sentimentos e, assim, poder lidar melhor com os sofrimentos de cada um.

Programação do Setembro Amarelo
A chefe técnica informou ainda que como parte da programação do “Setembro Amarelo” da Prefeitura de Barueri, um grupo de pacientes do Caps realizou, no dia 9 de setembro, um passeio ao Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde fizeram piquenique e visitaram o museu Afro-Brasileiro.

O Caps Adulto atende cerca de 30 pacientes adultos por dia, com registro ativo de 758 no total.

As atividades do “Setembro Amarelo” em Barueri, instituído no calendário oficial do país para conscientizar e esclarecer sobre a prevenção do suicídio, uma das maiores causas de morte no Brasil, são organizadas pela Secretaria de Saúde, com ações em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Caps e Ganha Tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.