Treze pessoas já morreram de meningite na região

O monitoramento epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, nos municípios da região Oeste da Grande São Paulo, aponta 273 casos de meningite registrados em sete cidades do entorno de Osasco. Deste total 13 pessoas não resistiram ao agravamento da doença e vieram a óbito.

De acordo com a última atualização Barueri contabiliza, até o momento, 47 casos e quatro óbitos; Carapicuíba tem 37 e um óbito; Cotia 33 casos e dois óbitos; Itapevi 34 casos; Jandira sete casos; Osasco 95 casos e dois óbitos e Santana de Parnaíba que confirmou 20 casos e quatro óbitos.

A vacinação é fundamental para proteger a população contra diversas doenças. A atualização da caderneta e a adesão às campanhas auxiliam no aumento das coberturas vacinais e, consequentemente, aumentam a proteção.

As vacinas contra meningite estão permanentemente disponíveis nos postos conforme o Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde, bem como para profissionais de saúde também. Neste ano, a cobertura vacinal para meningite é de 71,7%.

A vacina Meningo ACWY é recomendada na rotina para adolescentes de 11 e 12 anos e, recentemente, o Ministério da Saúde liberou para uso temporário, até setembro de 2023, para adolescentes de 13 e 14 anos.

A meningo C está liberada para crianças menores de 5 anos na rotina e, de forma temporária, para crianças de 5 a 10 anos e para trabalhadores da saúde.

Em casos de bloqueio devido a surtos da doença, a Secretaria de Estado da Saúde reforça que deve ser analisada a recomendação da vacina meningo C para outras faixas etárias, de forma seletiva, ou seja, de acordo com a situação vacinal das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.