Caminhada Rosa mobiliza centenas de pessoas em Barueri

Em um sábado ensolarado (dia 22), centenas de pessoas mobilizadas pela campanha Outubro Rosa 2022 reuniram-se em mais uma edição da Caminhada Rosa em Barueri, ação organizada pela Secretaria da Mulher sob o tema “Barueri veste rosa” e que marcou a programação especial. 

O evento teve como ponto de partida o Boulevard Central e seguiu até a sede da Secretaria da Mulher, na Vila Porto. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância do combate ao câncer de mama por meio do autocuidado e do diagnóstico precoce. 

“Quem passa pela doença sabe que o câncer não é cor-de-rosa, mas a vida pode ser cor-de-rosa e bonita. Pra isso é preciso celebrar a vida! Em Barueri trabalhamos o tema o ano todo, em parceria com a Saúde, que cuida do organismo. Já o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (NCCM) cuida do coração das pacientes, do seu bem-estar. É essa rede de apoio que deixa a caminhada mais leve, é uma caminhada dura, mas pode ser leve”, disse a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza.  

Família unida 

Ryan Spiler Dias Rocha, de 13 anos, fez questão de acompanhar sua mãe, Frankilina Dias da Silva,de  41 anos, que descobriu a doença em 2018 e frequenta o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. “Acho importante estar ao lado dela, e é bem legal essa união e apoiar outras mulheres”, disse Ryan. 

“Essa caminhada é um incentivo que a gente oferece às outras mulheres a não desistirem de seguir em frente, assim como eu também consegui continuar a jornada. Eu não conhecia muito a doença e quando descobri, a partir desse momento eu vi a necessidade de estar acompanhada e do quanto o apoio da família é essencial”, relatou Frankilina. 

Apoio e conscientização 

“Estou há 15 anos me tratando, tive três vezes a doença e até hoje faço tratamento. O Núcleo é uma mãe. Lá somos cuidadas e acolhidas, sempre fui bem recebida e essa caminhada é importante pra esclarecer as mulheres sobre os riscos dessa doença. Têm muitas mulheres que não se cuidam por causa do dia a dia e esquecem da saúde, e quando você menos imagina pode ser tarde demais, por isso é tão importante a conscientização e o apoio”, relata Eunice Torres, de 58 anos, que descobriu a doença em 2007 e frequenta o Núcleo desde o seu início.  

Sobre o NCCM 

O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama se destaca por realizar ações voltadas ao bem-estar de mulheres com o diagnóstico do câncer de mama, formando uma poderosa rede de apoio. Lá, cerca 360 mulheres são atendidas por uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, psicóloga, enfermeiro, assistente social e equipe de acolhimento.? Dentre as atividades estão passeios, rodas de conversa, oficinas de artesanato, aulas de culinária saudável, momentos de beleza e bem-estar. O espaço fornece ainda lenços, turbantes, perucas, sutiãs para mulheres mastectomizadas, meias de compressão, dentre outros. 

Para conhecer de perto esse serviço, basta ir até a sede da Secretaria da Mulher, que fica na rua Sebastião Davino dos Reis, 765 – Vila Porto de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.