Osasco é destaque na Semana Mundial da Alimentação

Na Semana Mundial da Alimentação, a segurança alimentar e a sustentabilidade ganharam destaque em Osasco. O município participou do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18/10.

Na ocasião, o prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, recebeu os convidados e fez a abertura oficial do Fórum.

Cerca de 500 delegados, prefeitos e representantes de cerca de 160 cidades do mundo estiveram reunidos debatendo soluções para políticas públicas, sistemas alimentares e justiça climática.

Essa foi a primeira vez que o fórum foi realizado na América do Sul e, de forma inédita, Osasco está entre as 11 cidades brasileiras que fazem parte da maior rede global de cidades.

Na delegação osasquense estavam João Perez, diretor de Segurança Alimentar e do Banco de Alimentos de Osasco, Leandro Resende, diretor de Suporte de Planejamento, e Raisa Alves, gerente de execução, ambos da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Perez apresentou os principais programas e políticas públicas de Osasco no fórum, como o programa Nosso Futuro, hortas pedagógicas, o Banco de Alimentos, alimentação escolar e agricultura urbana, com a missão de receber o aval do comitê e da Cidade de Milão.

E, na quarta, dia 19/10, aconteceu em Osasco, no Teatro Municipal Glória Giglio, o seminário “A inovação e o futuro na luta contra a fome”, realizado pela Prefeitura de Osasco, Universidade Anhanguera e COMSEA.

Na ocasião, foi feita a cerimônia de adesão do município ao Pacto de Milão, com a presença e assinatura do prefeito Rogério Lins, Igor Carneiro, diretor de Parcerias da WFP/ONU, Laislla Gouveia, coordenadora de responsabilidade Socioambiental do iFood, Lúcio Vicente, diretor de Sustentabilidade e ESG do Grupo Carrefour Brasil, Hugo Vecchiato e Carolina Balro, Departamento de Políticas Públicas e Comunidades da Facily, professora Priscila Miguel, da FGV, Henrique Castan, CEO da Nutriens, e Alcione Silva, CEO da Connecting Food.

O Pacto de Milão é um compromisso das maiores cidades do mundo referências em segurança alimentar para garantir uma alimentação saudável para todos, políticas de combate à fome e desnutrição, promoção da sustentabilidade do sistema alimentar, cultura alimentar e educação nutricional, combate ao desperdício de alimentos, apoio e promoção da pesquisa científica no setor agroalimentar e práticas sustentáveis alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Osasco foi escolhida para fazer parte do Pacto de Milão em razão de sua política de segurança alimentar, que vem se tornando referência no Estado de São Paulo e no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.