Legislativo homenageia coordenadora do EJA em Osasco

Fotos: Ricardo Migliorini.

Osasco é um dos municípios com as menores taxas de analfabetismo do Brasil. Esse resultado garantiu o título de Cidade Livre do Analfabetismo, conferido pelo Ministério da Educação às cidades com os menores percentuais de habitantes que não sabem ler e escrever.

Uma das responsáveis pela cidade ter apenas 2,4% de analfabetos é a professora Rutiléa Antunes de Lucas, que coordena o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) há 16 anos na cidade.

Na última sexta-feira, a educadora Rutiléa teve o trabalho reconhecido pelo Legislativo da cidade ao receber um Cartão de Prata. A entrega foi feita durante uma Sessão Solene, que contou com a presença de educadores, amigos e familiares da homenageada.

A vereadora Ana Paula Rossi (PL) foi a autora do projeto da homenagem e presidiu os trabalhos da noite. Também participaram da Mesa Diretora o vereador Délbio Teruel (União Brasil), nos trabalhos de secretaria; o secretário-adjunto de Educação, José Toste Borges; e a vice-prefeita Ana Maria Rossi.

Transformando Vidas

Um vídeo com a participação de amigos, familiares e colegas de trabalho trouxe depoimentos marcantes sobre a relevância do trabalho de Rutiléa.

Irmão da homenageada, Aécio Ribeiro Filho falou sobre o poder que a educação confere à vida das pessoas. “A Ruth, a quem nós chamamos apenas de Léa, como irmãos, é a prova de que a persistência, o amor em servir e a dedicação a uma causa mudam e transformam vidas”, disse.

A ex-vereadora e ex-secretária de Educação de Osasco, Mazé Favarão, disse que aprendeu muito com Rutiléa. “Foi um aprendizado. Eu que não tinha prática na educação de jovens e adultos, ter sido orientada por aquela equipe”.

José Toste Borges destacou a competência de Rutiléa e o trabalho transformador da EJA. “É a educação que transforma as pessoas, que pode trazer para alguém a possibilidade de mudança de vida. Sem você eu tenho certeza de que isso não teria ocorrido”.

Délbio Teruel também elogiou a atuação da homenageada. “Um trabalho muito firme que você faz. Sob a sua coordenação a cidade foi agraciada com a medalha Paulo Freire, concedida a municípios que se destacam nas práticas contra o analfabetismo”.

Ana Paula Rossi agradeceu Rutiléa pela contribuição ao município ao longo dos anos e destacou as qualidades profissionais da homenageada. “Sou grata a Deus pela oportunidade de ter lhe conhecido e por você ter compartilhado desse seu conhecimento e desse seu amor comigo”.

A vice-prefeita Ana Maria Rossi enfatizou a importância da educação dos jovens e adultos para a conquista de autonomia e o sentimento de gratidão que os alunos têm por Rutiléa.

Gratidão também foi a tônica do discurso de agradecimento da homenageada. “Nós ficamos muito felizes, mas ninguém faz nada sozinho. Se tivesse espaço para colocar vários nomes nessa homenagem, teria o nome de toda a minha equipe”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.