Museu da Arte Sacra de São Paulo recebe mostra iconográfica dos Santos do Brasil

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta a exposição “DOS SANTOS“, do artista plástico Cassiano Araujo, sob curadoria de Beatriz Cruz, com 21 trabalhos em óleo sobre tela que celebram os 30 anos de trajetória do pintor que deu luz à PAX XXI, uma mostra de pensamentos e reflexões de São João Paulo II, através de sua carta dedicada aos artistas. Constrói pinturas inspiradas na vida e obra dos Santos do Brasil, com a presença de importantes figuras religiosas, desenvolvido durante longo período.

“O crescimento espiritual despertou meu corpo para o profundo compromisso com minha capacidade criativa e inventiva de defesa dos reais valores morais; de verdadeiros sentimentos para produzir, proteger, fortalecer e celebrar os valores da arte, fé, caridade, justiça, amor, esperança e paz, me conduzem o destino, a humanidade, em especial os mais vulneráveis, religiosos, refugiados, povos originários, crianças, velhos, mulheres, negros, deficientes físicos, políticos, diplomatas, filósofos, cientistas, jornalistas, juristas, construtores, engenheiros, arquitetos; a classe artística, poetas, escritores, músicos, atores, escultores, joalheiros, pintores e o meio ambiente”, explica o artista.

Cassiano Araújo é um artista que atua em vertentes várias e, nas palavras de Fábio Porchat, Presidente da ALA, exemplifica: “Precoce na pintura a óleo, foi se firmando, paulatinamente, no Parthenon dos grandes artistas latino-americanos, conforme previ em texto publicado naqueles idos. Portanto, acompanhei sua trajetória pictórica desde o início, quando, por diversas vezes, coube-me assisti-lo na curadoria de eventos e importantes exposições em diversos estados brasileiros e países no Cone Sul”.

As telas da série exibida são de impacto e vibração incomuns. Traços delicados mas precisos que formam personagens conhecidos e caros a todos. “O mais bonito da obra de um artista é a sua sensibilidade para perceber os sinais; são das pequenas observações do cotidiano, aos fenômenos mais gritantes, como esses que estamos vivendo nesses tempos difíceis de pandemia, que vão suscitando esses encontros profundos com o mais íntimo da alma”, diz a historiadora Claudine Melo Dutra sobre o trabalho de Cassiano Araujo.

Estar presente com essa exposição, significa estar em comunhão com a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria; e com as bençãos do primeiro Santo nascido no Brasil, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.