Profesp Elite Aprendiz recebe novos participantes

Sessenta adolescentes participaram nesta quinta, dia 9, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), da aula inaugural do Profesp Elite Aprendiz. Junto com os pais ou responsáveis, os jovens receberam instruções sobre o Programa.

Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, fez questão de recepcioná-los. Ela lembrou que o Profesp (para crianças de nove a 14 anos) foi trazido para Barueri por iniciativa da então deputada federal Bruna Furlan e que, depois disso, detectou-se a necessidade de criar o Profesp Elite, que acompanhará esses adolescentes dos 14 aos 18 anos. “Este programa visa capacitar e colocar o adolescente no mercado de trabalho. É muito importante a participação dos pais nesse processo”. A secretária também esclareceu que em conversa com o Prefeito decidiu-se pela criação de uma bolsa-auxílio como forma de incentivo.

Outra novidade em relação ao ano anterior é que o Profesp Elite está em novo endereço, agora funcionando na sede da Sads, onde acontecerão todas as capacitações. “Aqui, somos uma Secretaria de acolhida, temos uma boa estrutura e todos vocês são bem-vindos”, finalizou Adriana.

Profesp Elite
Criado em 2019, o Programa já atendeu 135 adolescentes, sendo que 40 foram encaminhados para estágio de treinamento dentro da Prefeitura de Barueri e 25 estão no mercado formal de trabalho. É destinado a quem já saiu do Profesp, foi encaminhado pelos Cras  e está em condição de vulnerabilidade social.

Durante o Programa, os jovens participam de capacitações, palestras, visitas e mentorias. Há duas fases: a primeira de capacitação teórica, na qual recebem um incentivo de 10% do salário-mínimo, e a segunda de estágio de treinamento, remunerada com 50% do salário-mínimo. Enquanto está no Programa o adolescente deve manter 90% de frequência tanto nas fases quanto na escola em que está matriculado.

Parcerias
Este ano, o Profesp Elite tem como parceiros a 7E Equilibrium Desenvolvimento, que aplica a mentoria e capacitação para o mercado de trabalho;  a Assinco Cursos, que ministra as aulas de informática; o Projov, que também capacita e auxilia com o cadastro das empresas; além  da Secretaria de Educação, que viabiliza encontros para reforçar práticas relacionadas ao uso adequado da Língua Portuguesa em documentos, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.