Delegação da CiOeste representando GCMs da região participarão de reunião em Brasília com ministro da Justiça

Delegação de comandantes das Guardas Municipais das cidades representadas pelo CIOESTE irão apresentar propostas e reivindicações para a categoria ao ministro da Justiça e Segurança Pública.

Na manhã da quarta-feira, 15/2, aconteceu, na sede do CiOeste, reunião do Grupo de Trabalho (GT) das Guardas Municipais composto por comandantes e representantes de Guardas Civis Municipais de cidades da região, sob coordenação do inspetor Miguel Arcanjo Maidana, comandante da GCM de Osasco.

O encontro contou com a presença dos diretores do CiOeste, Carlos Abrão (Programas e Projetos), Mauro Sérgio (Comunicação) e da assessora Letícia Galdino.

Maidana sugeriu a formação de uma delegação do CIOESTE, com comandantes das Guardas, para participar, em Brasília, na segunda quinzena de março, de uma reunião com Flavio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública.

“O Ministro quer nos ouvir, então é a oportunidade para levarmos nossas reivindicações e tratar de propostas e projetos das Guardas Municipais”, afirmou.

Entre as propostas discutidas, consta a regulamentação com padronização nacional da carteira funcional dos Guardas; o modelo do uniforme; definir a padronização dos códigos de ocorrência das Guardas e a criação de um centro regional de formação integrado para treinamento dos GCMs.

Também participou da reunião o coronel Eron, subcomandante do 2 Batalhão da Polícia do Exército (2 BPE), situado em Osasco. Eron colocou à disposição dos comandantes a estrutura do 2° BPE, para os GCMs participarem de cursos como: batedor e motociclista militar; cães de guerra; curso de segurança e proteção às autoridades e o Clube de Tiro para ser utilizado de forma gratuita.

Foi ressaltado que já está implantado, em todas as cidades que compõem o CIOESTE, projeto piloto do Sistema de Comunicação Avançado (LTE), uma solução que faz integração imediata entre as GCMs das cidades, por rádio e transmissão via rede wi-fi e 4G.

“Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil que implantamos por meio do CIOESTE, com custo zero, por um ano, visando facilitar a comunicação entre os GCMs e agilizar as ocorrências, principalmente nas cidades que fazem divisa”, destacou.

Também presente na reunião, o comandante da GCM de São Paulo, Agapito Marques, o secretário de Segurança de Mairiporã, Francisco Wanderlei Rohrer, entre outras autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.