Trens das linhas 8 e 9 circulam com velocidade reduzida após descarrilamento no fim de semana

Acidente ocorreu na Linha 8-Diamante, mas ViaMobilidade determinou reparos preventivos também na linha 9. Usuários reclamam da lentidão e longa espera nas plataformas. Concessão completou um ano no final de janeiro com alto índice de falhas no serviço. Ministério Público defende encerramento do contrato por conta dos problemas.

Os trens das linhas 8 e 9, operadas pela ViaMobilidade, circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada. A medida ocorre após o descarrilamento que ocorreu no final de semana.

Os vagões se soltaram durante uma manobra na manhã do sábado, na Linha 8 – Diamante. O trem estava lotado de passageiros, e saiu do trilho ao fazer a curva perto da estação Itapevi. Foram mais de oito horas até a operação ser normalizada.

A empresa diz que adotou medidas restritivas nas duas linhas para conseguir realizar reparos nas vias.

Não há prazo para retomar a velocidade padrão. A alteração prevista é de um minuto no horário de pico.

“Essa restrição que colocamos no momento é em função de atuação nos trilhos. Aumentamos a quantidade de frentes de trabalho para tentar antecipar o máximo possível”, afirmou Paulo Ferreira, diretor de operações da ViaMobilidade.

Usuários reclamam da lentidão e dificuldades para embarcar nos vagões lotados.

A ViaMobilidade é alvo de uma investigação no Ministério Público de São Paulo, que defende o fim do contrato de concessão do governo paulista com a empresa, por conta dos inúmeras falhas e problemas na prestação do serviço aos usuários.

No mês passado, o governador disse não estar satisfeito com o serviço prestado, mas sustentou a capacidade de melhoria no longo prazo.

“É óbvio que a gente não tá satisfeito. A questão é, nós acreditamos que os investimentos extras que estão serão feitos. A gente está acreditando que todo esse esforço, no final das contas, a gente tem que analisar porquê a gente chegou nessa situação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.