Câmara aprova projeto para reaproveitar água em prédios

Medida também pode colaborar para redução do consumo e valores pagos

A Câmara de Osasco aprovou oito moções e dois projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (21). Um dos destaques é a proposta sobre reaproveitamento de água em prédios da cidade.

O projeto é de iniciativa do vereador Zé Carlos Santa Maria (Patriota), que cria normas para regulamentar a conservação, o uso racional e o reaproveitamento das águas em edificações privadas.

O objetivo da proposta é evitar o desperdício de água, que é bastante comum nas cidades brasileiras. No caso de Osasco, a situação não é diferente e tende a ficar pior, devido ao crescimento nas construções de novos prédios e à falta de normas municipais sobre reaproveitamento dos recursos hídricos nos edifícios privados.

Para Santa Maria, criar uma norma específica que garanta o uso racional da água será fundamental para evitar o desperdício de água e colaborar com o meio ambiente.

O parlamentar também acredita que a medida vai refletir de forma positiva no bolso dos moradores e condôminos, ao gerar redução na tarifa de água por conta da queda no consumo.

O projeto prevê soluções como o reuso da água, a captação das águas das chuvas para reaproveitamento, assim como a perfuração e manutenção de poços artesianos, dentre outras alternativas.

A matéria passou em segundo turno e agora segue para a análise do prefeito Rogério Lins (Podemos), que poderá sancionar ou vetar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.