Carapicuíba completa 58 anos de emancipação em plena evolução
Cidade possui quatro CEEACs (Centro de Educação, Esporte e Cultura), sendo dois com piscina aquecida para alunos e comunidade
Um dos municípios com menor orçamento de todo o Estado, Carapicuíba vem relacionando uma sequência de grandes conquistas de impacto no aumento da qualidade de vida. A gestão municipal executou um grande projeto de melhorias, nos mais diversos setores. Isso inclui infraestrutura, com remodelação viária e recapeamento de mais de 1.200 ruas, iluminação de LED, revitalização das unidades de saúde e educação, além dos parques da cidade.
Investindo com seriedade na rede municipal de ensino, a gestão desenvolveu e implantou uma inovação conhecida na cidade por CEEAC (Centro de Educação, Esporte, Arte e Cultura). O primeiro CEEAC foi o do Tancredão, com revitalização do ginásio de esportes, além de implantação do campo de grama sintética, pré-escola, quadra coberta, playground e equipamentos de ginástica. A área abandonada do CSU, no Ariston, recebeu o segundo complexo, com duas escolas, quadra coberta, teatro e campo de grama sintética.
No bairro do Planalto, uma área abandonada ganhou um grande complexo. O CEEAC Planalto inclui uma escola para 1.000 alunos, ginásio de esportes, teatro e piscina coberta e aquecida. O mais novo nessa série de obras é o CEEAC BMX, na Cohab. O complexo envolve a pista de BMX, campo de grama sintética, com vestiários e arquibancada, além de piscina.
Como a cidade nunca teve piscinas em equipamentos públicos, a gestão municipal otimiza sua utilização. Se os estudantes aproveitam as piscinas durante o dia, o período noturno, das 18 às 22 horas, recebe grupos de adultos e idosos, para desenvolver atividades aquáticas. Periodicamente, o equipamento recebe grupos de pessoas com deficiência atendidas pelo Centro Dia, em parceria com a Prefeitura.
Outro pilar importante da qualidade de vida é o setor de esportes e lazer. Por isso, a gestão municipal investiu na implantação de campos de grama sintética. Ao todo, já são 12 campos, entregues nos bairros da cidade.
Um novo panorama na cidade. Investimentos e melhorias em todos os bairros. Essa alavancada se confirma na autoestima da população, que se refere à cidade com orgulho.
Com todas essas conquistas e desenvolvimento, Carapicuíba está na 53ª colocação das 100 melhores cidades brasileiras para se viver, segundo o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM) 2021, elaborado pela consultoria Macroplan em parceria com a revista Exame. O estudo levou em consideração as áreas da educação, segurança, saneamento e saúde dos municípios brasileiros.
O município também é conhecido por abrigar a Aldeia Jesuítica de Carapicuíba, a única ainda preservada das 12 aldeias fundadas pelo padre José de Anchieta para catequisar os índios. Tombada em 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), seu conjunto arquitetônico e urbanístico é patrimônio nacional. A partir de 2022, o local passará por restauração completa, além de revitalização do Parque da Aldeia.
Parques revitalizados
A cidade conta com parques totalmente revitalizados como o Parque do Planalto e dos Paturis, além da construção do primeiro Parque Linear, no bairro Santa Teresa, o Parque Bem-te-vi, inaugurado em 2022.
Investimentos na saúde
Para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura vai entregar a USF Vereadora Rosa Maria Teixeira totalmente revitalizada. Além disso, haverá a autorização para o início de obras do Pronto Atendimento Bruno Covas. Com amplas e confortáveis instalações, além de 15 consultórios. O prédio será construído no Parque do Planalto.
A festa vai contar com diversas atrações. Logo pela manhã, às 10 horas, começam as atrações para a criançada, o que inclui brinquedos infláveis e os heróis da Marvel e DC. E a partir das 14 horas, shows do Grupo Introdução, Sampa Crew e da cantora Yasmin Santos.
Serviço:
Aniversário de Carapicuíba
Domingo 26, a partir das 10 horas
Rua Monte Aprazível, 50 – Jardim Ana Estela