SDPD de Barueri celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down 

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma alteração genética causada por uma divisão celular atípica. Essa condição precisa de um olhar atento e humanizado. Portanto, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) busca garantir, através de diversos serviços, além da promoção de qualidade de vida, mais respeito à pessoa com deficiência, possibilitando a sua plena participação na sociedade. 

A SDPD oferece serviços que atuam no acompanhamento de cada usuário, de forma singular, respeitando os limites e estimulando a sua independência. Dentre as atividades oferecidas pela SDPD está a Equoterapia, serviço que tem um papel fundamental no desenvolvimento de Geovana Aparecida Ferrarez, de 8 anos, e que tem síndrome de Down. 

“O desenvolvimento corporal e a postura dela melhoram muito. Ela ama o cavalo, na verdade ela ama os animais, e ela gosta tanto que faz questão de cuidar da Luna, a nossa cachorrinha. Lá na equoterapia os terapeutas estimulam esse contato mais de perto com o animal, ela dá frutinhas e isso é muito bacana e ajuda na independência dela. Aliás, a Geovana é muito independente. A equipe da SDPD é comprometida com esse processo. Este trabalho é maravilhoso!”, relata Gisele Missias Pessoa de Oliveira, mãe de Geovana. 

Música é vida! 

Com o objetivo de oferecer contato musical, aperfeiçoamento sensorial, coordenação motora e socialização, a SDPD oferece na grade de serviços as Oficinas de Música. Uma experiência que será proporcionada à pequenina Angeline Rodrigues, de 7 anos, que ama música.  

“A Angelina é uma criança muito inteligente e autônoma, adora livros. Mas o que ela ama de verdade é cantar e dançar. Ela é movida a música e fiquei muito feliz com essa oportunidade dela ter contato na SDPD, e sem dúvida só vai despertar ainda mais os talentos dela. Sinto muito orgulho da minha filha, aprendo todos os dias com ela”, conta Rosângela Aparecida Rodrigues. Ela deixa a mensagem de que “as mães que têm filhos com síndrome de Down se sintam privilegiadas por aprender mais com eles. São crianças cheias de amor e que podem ser o que quiserem”, conclui.  

Além da equoterapia e das oficinas de música, a SDPD oferece outros serviços para pessoas com deficiência que visam estimular a autonomia, seja por meio de atividades culturais e físicas, dando acesso às tecnologias assistivas, empregabilidade, dentre outros. Conheça as ações da SDPD também pelo Instagram no @sdpd_barueri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.