Exposição “Ferrovia no Brasil” chega a Osasco

Mostra ficará na cidade, no Bicicletário da Praça Antônio Menck, entre os dias 28/04 e 04/05

Em comemoração ao Dia do Ferroviário – 30 de abril, a Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA) organizou uma exposição itinerante, que apresenta a história da indústria ferroviária na formação do Brasil. Em Osasco, a exposição ficará no Bicicletário da Praça Antônio Menck, no Centro, entre os dias 28/04 a 04/05, com acesso livre. A abertura acontecerá dia 28/04, às 10h, com a presença de autoridades locais e da indústria ferroviária. Também haverá homenagens a ferroviários.

A exposição reúne painéis, que explicam um pouco sobre a ferrovia, e peças exclusivas, algumas no tamanho original, para que os visitantes entendam como são desenvolvidas no parque industrial, proporcionando, dessa forma, uma experiência enriquecedora.

A história dos ferroviários no Brasil remonta ao século XIX, quando as primeiras ferrovias começaram a ser construídas. Em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis, conhecida também como Estrada de Ferro de Mauá. O projeto foi financiado pelo empresário Irineu Evangelista de Souza, que, por esse suporte, recebeu o título de Barão de Mauá. A inauguração contou com a presença especial da Imperatriz Tereza Cristina e do imperador Dom Pedro II.

Naquela época, o transporte ferroviário era um importante meio de transporte para pessoas e mercadorias. Os ferroviários eram responsáveis por operar as locomotivas, as linhas e todo o sistema de transporte ferroviário.

Ao longo do tempo, as ferrovias se tornaram mais modernas e eficientes, mas os ferroviários continuaram a desempenhar um papel fundamental no setor. Hoje, eles são responsáveis por operar trens de carga e passageiros, garantir a manutenção da infraestrutura ferroviária e a segurança dos usuários.

O transporte ferroviário é uma das principais formas de movimentação de cargas no Brasil. Atualmente corresponde a 21,5% do volume transportado no território nacional, o que representa variedade de produtos, como minério de ferro, soja, açúcar, carvão e produtos siderúrgicos. Além disso, o transporte ferroviário também é uma opção de transporte de passageiros em várias regiões do país.

Apesar de sua importância, o setor ainda enfrenta muitos desafios. A infraestrutura ferroviária precisa ser modernizada e ampliada, para que mais empresas possam usar esse meio de transporte e aumentar a competitividade do país. Além disso, é preciso investir em tecnologia e capacitação dos ferroviários, para que eles possam operar os trens com mais segurança e eficiência.

Por isso, a CBFA considera o dia do ferroviário como uma oportunidade para refletir sobre a importância do transporte ferroviário para o país e para a vida dos brasileiros. É também uma oportunidade para agradecer e homenagear os trabalhadores que se dedicam a esse setor tão importante.

“Nosso objetivo é celebrar as conquistas dos ferroviários, mostrar a importância da indústria ferroviária na formação do Brasil e um pouco de sua história no desenvolvimento de várias cidades, das quais Osasco faz parte”, disse Dennis D’Araújo Moniz Ramos, CEO da CBFA.

CBFA

A Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA), responsável pela exposição, é reconhecida no ramo pela qualidade de seus materiais e pela eficiência de seus trabalhadores. A companhia fabrica eixos ferroviários para vagões de cargas, passageiros e locomotivas. Ela também efetua a manutenção e a montagem de rodeiros ferroviários, segundo as normais técnicas nacionais e internacionais.

Serviço

Exposição: “Ferrovia no Brasil”

Data: 28 de abril a 4 de maio

Horário: das 10h às 19h

Local: “Bicicletário” (Praça Antônio Menck, Centro de Osasco)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.