Mutirões de renovação de CNH do Poupatempo contabilizam mais de 75 mil atendimentos

Ações acontecem duas vezes no mês, sempre aos sábados; objetivo é oferecer uma oportunidade extra aos condutores que precisam regularizar o documento

O Poupatempo, em parceria com o Detran-SP realizou neste ano oito ações voltadas para ajudar os motoristas que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Nos mutirões dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril foram contabilizados 75 mil atendimentos nos 226 postos do Poupatempo de todo o Estado.

Por conta do prazo estendido para renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motoristas com as CNHs vencidas em setembro de 2022 devem atualizar o documento até o fim deste mês de maio.

Importante lembrar que as habilitações com vencimentos a partir de janeiro de 2023 passam a seguir o cronograma habitual de renovação, conforme a data prevista em cada documento. Ou seja, com prazo máximo para regularização de no máximo 30 dias após o vencimento ou 30 dias antes da validade. 

Confira o calendário vigente: 

 Mês/Ano de Vencimento  Prazo Máximo  
Setembro/2022  Maio/2023  Maio/2023  
Outubro/2022  Junho/2023  Junho/2023  
Novembro/2022  Julho/2023  Julho/2023  
Dezembro/2022  Agosto/2023  Agosto/2023  


Agendamento obrigatório 

Para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório o agendamento gratuito pelos canais oficiais, como o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual chamado “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974. 

Renovação simplificada 

Realizada preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online e realizar exame médico na clínica indicada. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH. 

Como fazer a renovação da CNH 

Basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico em uma clínica credenciada indicada pelo sistema. 

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão desta modalidade na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado. 

Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.