Termina hoje (16) prazo de inscrição para o Enem 2023

Termina hoje (16) o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 pela página do participante, através do site do Inep. As provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. O pagamento da taxa pode ser feito por boleto bancário, gerado na página do participante, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto. Quem foi isento da taxa de inscrição também deve se inscrever para participar do exame.

Pedro Medeiros Resende, professor de matemática, reforça a importância de estar atento aos prazos, pois, desse modo, o participante terá mais facilidade para se organizar. “É muito importante você se atentar, para você chegar umas duas semanas antes da prova bem intelectualmente, fisicamente e psicologicamente”, orienta. 

O jovem Caio Henrique, de 17 anos, estuda na rede pública de ensino do Gama, no Distrito Federal, e vai fazer o Enem este ano. Ele conta que por meio do exame pretende cursar direito ou contabilidade e já está se preparando para a prova de diversas maneiras. “A forma que eu estou me preparando para o Enem é videoaulas, ler bastante livros para aprender diferentes formas e diferentes pontos de vista, e fazendo bastante atividades”, relata.

O que é o Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos alunos no final da educação básica. O exame se tornou a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além disso, instituições públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar alunos, seja como critério exclusivo ou como parte dos processos seletivos. Além disso, os resultados do exame também são usados para obter benefícios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Como fazer a inscrição:

A inscrição para o Enem 2023 deve ser feita diretamente na página do participante, através do site do Inep, enem.inep.gov.br/participante.

A inscrição custa R$ 85 e deverá ser quitada até 21 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada.


 

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.