Escola no Engenho novo recebe projeto Musicalizando da GCM de Barueri

Na manhã da última quarta-feira, dia 28, a banda da Guarda Municipal de Barueri, ligadas à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), compareceu à Emef Sandro Luiz Braga, no Engenho Novo. Eram 12 homens, incluindo o maestro Oliveira, que desta vez ficou na “cozinha” (nome carinhoso que os músicos dão aos instrumentos de percussão: surdo, caixa, pandeiro, pratos, bumbo etc.).

Chamou a atenção no momento da execução do Hino Nacional Brasileiro o acompanhamento da letra por todos os alunos e docentes na quadra da escola. “Passamos a letra do Hino Nacional para os alunos e cantamos todos os dias”, revela Julimar Rodrigues, coordenador pedagógico da escola.

O CD (classe distinta) Marco Aurélio Maia, orador do evento, esclareceu o objetivo da visita. “O Projeto Musicalizando leva às crianças e adolescentes a cultura acadêmica através da música. Não se trata de formação e sim de informação”, conta. “Procuramos desenvolver a percepção musical dos ritmos e o conhecimento dos instrumentos”, complementa ele.

Foram executados temas de sucesso, como o da série “Game of Thrones” (“FSO”, de Ramin Djawadi) e “Hallulujah”, de Leonard Cohen, do filme “Shrek”; sucessos da música latina como “Mambo #8” (Perez Prado) e “Havana” (Camila Cabello); e de artistas brasileiros, como “Eu Sei de Cor” e “Infiel” (Marília Mendonça) e “Meu Abrigo” (Trio Melim).

Tintim por tintim
Os instrumentistas contaram a origem e demonstraram a funcionalidade de cada um dos instrumentos da banda: sax tenor, clarinete, trombone de varas, bombardino e dos instrumentos da “cozinha”. Destaque para o flautim do GCM Batista, que solou o tema da série “Sítio do Picapau Amarelo”, e do sax alto do GCM Garcia, que executou o início do Hino do Palmeiras, a contragosto dos jovens torcedores de outros clubes.

Diversão e conhecimento
Uma gincana de identificação de toques graves e agudos emitidos pelos instrumentos musicais divertiu os quatro alunos participantes e os colegas e docentes, que se dividiram na torcida. Pedro Miguel do Nascimento Souza, de 11 anos, foi o vencedor e recebeu certificado e medalha; os demais receberam medalhas. A finalização do evento ficou por conta do GCM Abreu, que cantou “Raridade”, de Anderson Freire, acompanhada na íntegra pela maioria dos presentes.

Sobre o Musicalizando
O Projeto Musicalizando nasceu da necessidade de cumprimento da Lei 422, que exige que as bandas das Guardas Municipais realizem eventos culturais. A SSUDS achou uma boa ideia levar esse conteúdo tão rico às escolas da rede municipal, ação que a banda realiza há vários anos.

Segundo o CD Maia, a inspiração para a criação do projeto foi o personagem Pedro Bala, de ”Capitães d’Areia”, obra de Jorge Amado. O menino, líder de uma gangue, adorava música, mas não teve oportunidade de estudar. O Musicalizando já realizou cerca de 12 eventos escolares somente neste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.