Educação pública de Barueri alcança aprovação de 77,5% dos munícipes, aponta pesquisa

A Educação Pública de Barueri obteve uma aprovação dos munícipes de 77,5%, como aponta a pesquisa realizada pelos Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT) entre cidades de médio porte com índice populacional de 100 mil a 400 mil habitantes, divulgada no início de julho deste ano.

Com o intuito de identificar os índices de satisfação dos principais serviços e agentes públicos das cidades divididos em agrupamentos populacionais, o INDSAT apresentou essa pesquisa realizada por meio de questionários respondidos por 400 moradores a partir de 16 anos de idade. E o resultado da Educação Pública de Barueri chegou a 77,5% de avaliação positiva dos entrevistados, sendo 17,1% considerado ótimo e 60,4% como sendo bom.

Esse indicador de aprovação superou os dados do ano passado. Em fevereiro de 2022, o setor tinha registrado 70,5%, e no mesmo período deste ano alcançou 78,9%. Em maio de 2022 o índice de satisfação era de 68,3%, e em maio de 2023 atingiu 75,5%.

Com 777 pontos, em maio deste ano Barueri obteve uma nota acima da média das demais cidades que registraram 660 pontos. Dessa forma, conquistou o índice de “Alto Grau de Satisfação” e se classificou em 7º lugar entre os 16 serviços públicos das cidades de médio porte, que são: educação, saúde, segurança, transporte, coleta de lixo, qualidade da água, abastecimento de água, iluminação, trânsito, cultura, asfalto, geração de emprego, qualidade de vida, guarda municipal, merenda escolar e limpeza pública.

E no comparativo com os meses anteriores, o resultado de Barueri de 777 pontos em maio de 2023 está entre os mais altos da cidade, logo após os 779 pontos atingidos em fevereiro do mesmo ano.

Metodologia 
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue uma metodologia exclusiva, resultando em um número de até 1.000 pontos.  A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço.

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. 

Outras conquistas
Este ano Barueri já havia se classificado em 1º lugar no “Ranking de Cidades Sustentáveis” de 2023, desenvolvido pela plataforma on-line Bright Cities. Dentre as 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram apontados as cinco primeiras de cada região e Barueri se sobressaiu. Esse ranking anual é embasado em 40 indicadores, provenientes da norma ABNT NBR ISO 37120:2021, que foram divididos em cinco pilares temáticos: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.  

No final do ano passado Barueri também foi considerada a cidade mais competitiva em 2022 pelo Centro de Liderança Pública (CPL) no ranking de competitividade dos 415 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. Nesse ranking do CLP, Barueri se destacou em todos os pilares, principalmente em economia. Na classificação geral, o município ficou na 1ª colocação com uma média geométrica de 7,35. Na região Sudeste, Barueri também se manteve em 1º lugar, ficando à frente de São Caetano do Sul, Araras, Bragança Paulista e Atibaia – ranking que se repete no quadro nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.