CIOESTE participa de reunião com prefeito de São Paulo e Consórcios Públicos para discutir retomada do CDRMSP e do PDUI

Na tarde da segunda-feira, 17/07, em reunião na Prefeitura Municipal de São Paulo, reuniram–se os cinco prefeitos presidentes dos Consórcios da RMSP juntamente com os respectivos secretários executivos, secretários municipais de SP, subsecretário do Estado, José Pólice Neto. A reunião foi convocada pelo presidente em exercício do Conselho de Desenvolvimento da RMSP – CDRMSP, prefeito Rogério Franco, de Cotia com o prefeito de São Paulo – Ricardo Nunes. O presidente do CIOESTE, prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos participou da reunião e estava acompanhado do secretário Executivo Jorge Lapas.

A pauta foi a retomada das reuniões da CDRMSP e o encaminhamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI à ALESP. Rogério Franco comemorou a retomada dos trabalhos que ficaram paralisados devido à pandemia e ressaltou problemas que afetaram os municípios da região como o fechamento dos Prontos Socorros dos hospitais acarretando mais custos para os municípios. O subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, José Police Neto, informou que estão contando com a FIP como central de informações, que o SIM (Sistema de Informação Metropolitana) foi retomado e que irão oferecer aos municípios mapas e informações relevantes para serem utilizados e que fizeram adesão ao programa Brasil +.

Foram abordados temas relevantes aos municípios como mobilidade (situação crítica da Rodovia Raposo Tavares, apontada pelo prefeito Josué Ramos e Régis Bittencourt) e segurança. O prefeito Ayres Scorsatto abordou a questão da Lei Específica que se encontra travada no Conselho Municipal de São Paulo o que foi reforçado como relevante por Eduardo Trani: “três leis especificas estão paradas no conselho municipal de SP, após ter passado por todas as demais instâncias do Estado”. Foi solicitado ao Prefeito Ricardo Nunes que atue junto ao conselho municipal para destravar essa pauta e encaminhar as leis para Alesp. O presidente em exercício Rogério Franco sugeriu que o Prefeito Ricardo Nunes venha a assumir a presidência do Conselho que era exercida por Bruno Covas, pela importância do município de SP, o que foi acolhido por todos e será levada a próxima reunião do CDRMSP. Os secretários executivos solicitaram uma reunião com o José Police e Eduardo Trani para conhecer o que foi alterado no PDUI original antes do encaminhamento deste à ALESP, que deverá ocorrer em agosto. A urgência é em função de garantia de sua inclusão no PPA do Estado.

A reunião do CDRMSP deverá ocorrer ainda no mês de agosto, no Palácio Bandeirantes com a presença do Governador Tarcisio de Freitas. Estiveram presentes: o Prefeito da Cidade de São Paulo Ricardo Nunes, o Prefeito de Juquitiba e Presidente do Conisud Ayres Scorsatto, Prefeito de Cotia e Presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano Rogério Franco, o Prefeito de Vargem Grande Paulista e Presidente do CIOESTE Josué Ramos, o Prefeito de Mogi das Cruzes e Presidente do CONDEMAT Caio Cunha, o Prefeito de Mauá e Presidente do CIGABC Marcelo Oliveira, a Vice-Prefeita de Franco da Rocha Lorena Oliveira, o Secretário Municipal Governo Edson Aparecido, o Subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação José Police Neto, o Secretário Municipal Casa Civil Fabricio Cobra, o Secretário Executivo de Planejamento e Entregas Prioritárias do Governo Fernando Chucre, o Secretário Executivo de Relações Institucionais – Casa Civil Enrico Misasi, o Assessor Chefe de Desenvolvimento Metropolitano – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação Eduardo Trani, o Secretário Executivo CONDEMAT Adriano de Toledo Leite, o Secretário Executivo CIGABC Mário Reali, o Secretário Executivo CIOESTE Jorge Lapas, a Secretária Executiva CONISUD Brígida Sacramento e o Secretário Executivo CIMBAJU Wagner Carneiro de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.