Prospera Família inicia Capacitação para o trabalho e Empreendedorismo em Barueri

Cerca de 130 participantes do Prospera Família iniciaram no dia 12 de agosto, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), a segunda etapa do Programa, chamada de Capacitação para o Trabalho e Empreendedorismo. 

Nesta fase, as participantes puderam escolher entre os cursos de Informática, Manicure/Pedicure, Assistente de Cabeleireiro e Técnicas de Vendas. 

Como o Prospera é destinado a famílias monoparentais, em sua maioria mães solo, a Sads montou uma grande estrutura para receber as mães e seus filhos. As crianças, divididas por faixa etária foram acomodadas em salas com brinquedos, atividades e monitores. 

Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, recepcionou todas as beneficiárias. Ela disse  que a secretaria “é como a casa de vocês. Desejo que esses cursos possam fazer diferença em suas vidas”. 

Esta segunda fase do Prospera será encerrada em 13 de setembro.

PROSPERA FAMÍLIA 

O Programa do Governo do Estado de São Paulo é desenvolvido nos municípios, através dos Cras´s e atende famílias monoparentais, inscritas no Cadastro Único, com crianças na 1ºInfância e com renda per capta de até R$210. 

O Prospera Família visa geração de renda, empreendedorismo, capacitação e orientação profissional. A ideia é promover mobilidade social e romper com o ciclo de perpetuação da pobreza, por meio do estímulo à geração de renda, inclusão produtiva e proteção integral das famílias. Em Barueri, começou em janeiro de 2023 e está sendo realizado em parceria com a SADS, através dos 6 CRAS´s do município. 

Dividido em 3 etapas, Desenvolvimento Humano; Capacitação para o Trabalho e  

Empreendedorismo, o Prospera deve durar 10 meses e, ao longo desse tempo, as famílias participantes recebem, mensalmente, uma transferência de renda para subsistência no valor de R$130. Ao final do Programa o participante pode receber até 2 mil reais para empreender seu próprio negócio. 

Na primeira etapa, ocorreram 9 encontros nos Cras´s para que os tutores conhecessem a realidade dos participantes com o objetivo de revelar as habilidades e talentos de cada um. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.