Instituto mobiliza empresas para ampliar acesso à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social 

Rita Saúde e Amparo Saúde participam pela primeira vez dos programas Saúde+ e PAIS para levar atenção primária a beneficiários de mais de 70 instituições parceiras do Instituto Sabin

Cerca de 500 pessoas devem ser beneficiadas pelas ações de saúde na 3ª edição do programa Ciclo de Cuidado. A iniciativa do Instituto Sabin, instituição responsável pelo investimento social privado do Grupo Sabin, vai mobilizar a plataforma de integradora de serviços Rita Saúde e a Amparo Saúde, que fornece serviços de Atenção Primária. Junto com o Instituto, as duas empresas integram o Grupo Sabin.

“O propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas e os valores da responsabilidade social e do respeito à vida nos motivam a unir nossos negócios para ampliar o acesso à saúde pelas pessoas que mais precisam”, aponta a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.

Durante 1 ano, de agosto de 2023 a setembro de 2024, será oferecido cuidado coordenado a beneficiários, voluntários e colaboradores de Organizações da Sociedade Civil parceiras do Saúde+ e do Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS), que são realizados pelo Instituto. Organizador do Ciclo de Cuidado e gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso explica que o Saúde+ e o PAIS são dedicados ao fortalecimento da gestão de OSCs. “Esses parceiros nossos já tem como seu público pessoas em vulnerabilidade, e nós, do Instituto, enxergamos uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida delas com acesso aos serviços das empresas do Grupo.”

Por meio da Rita Saúde, será realizada uma avaliação da saúde dos participantes, que seguirão atendimentos pelas equipes multidisciplinares da Amparo, conforme o perfil de cada um. Os médicos vão atender os beneficiários de organizações sociais de 13 estados (Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins). As organizações parceiras indicarão uma pessoa que será responsável por mobilizar as pessoas com quem desenvolvem suas ações para a participação no Ciclo de Cuidado. Os exames que forem solicitados pelas equipes de saúde serão realizados em unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde sem custo para os pacientes.

A sinergia dos propósitos, valores e missões das entidades foi o que inspirou a parceria. Tanto o Instituto Sabin quanto as empresas estão engajados em iniciativas que fomentam práticas de responsabilidade e inclusão social, e o acesso gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social é um dos pilares de atuação das instituições, além de expandir significativamente o programa que já beneficiou diretamente mais de 100 entidades sociais.

“Ampliar o acesso à saúde de qualidade é a força motriz que nos move e dá sentido a essa parceria, estamos muito felizes em integrar o Ciclo de Cuidado e esperamos contribuir para o fortalecimento dos resultados desses programas nas comunidades onde o Grupo Sabin atua”, ressalta o gestor do Rita Saúde, Fernando Uzuelli.

“Colocar nossa equipe e experiência à disposição de uma população vulnerável e oferecer cuidados integrados de saúde com qualidade e eficiência nos enche de satisfação, pois acreditamos no impacto da atenção primária a saúde na vida das pessoas. Unir forças para potencializar resultados é parte da cultura e estamos levando isso para os programas liderados pelo Instituto Sabin”, destaca o Coordenador médico da Amparo Saúde, Leonardo Demambre Abreu.

Sobre o Instituto Sabin

O Instituto Sabin é uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. Criado em 2005 com a missão de coordenar as ações de responsabilidade social, hoje o instituto também é responsável pelo investimento social do Grupo Sabin, desenvolvendo projetos, programas e parcerias que gerem impacto social positivo em todas as localidades onde o Grupo está presente.

A partir de um portfólio de programas, projetos, ações e campanhas, o Instituto Sabin atua estabelecendo sólidos relacionamentos com comunidades, organizações da sociedade civil, governos, empresas, institutos e fundações, sempre buscando criar sinergias entre iniciativas que visem a promoção da qualidade de vida e a inovação social. Com números mensurados ao final de 2022, o instituto já: impactou positivamente a vida de mais de 1,3 milhões de pessoas; atendeu mais de 728 organizações da sociedade civil; ofereceu mais de 732.000 exames gratuitos à pessoas em situação de vulnerabilidade; investiu mais de 56 milhões de reais diretamente na sociedade.

Sobre o Programa Saúde+

Criado em 1999 a partir da solicitação de entidades sociais para realização de exames laboratoriais gratuitos, o programa era focado em atender instituições cujo público-alvo eram crianças e adolescentes, a grande maioria em situação de vulnerabilidade, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos assistidos e suas famílias.

Em 2018 o programa, que até então contemplava apenas a doação de exames de análises clínicas, iniciou sua segunda fase de atividades. Em parceria com a Phomenta, desenvolveu capacitação de desenvolvimento em gestão para as instituições sociais selecionadas, com objetivo gerar impacto social somado à sustentabilidade econômica, capacitando gestores e colaboradores para a implementação de ferramentas de inovação. Até o momento, o Projeto já beneficiou mais de 120 entidades sociais, proporcionando promoção à saúde e inovação social.

Sobre o PAIS (Programa de Aceleração de Impacto Social)

O PAIS nasceu em 2018 com o desejo de fortalecer a gestão e captação de recursos das organizações da sociedade civil. Desde a sua criação, há um foco em fomentar redes e colaborações dentro do Terceiro Setor, tanto que não é um programa de um investidor social, mas de cinco instituições focadas na transformação social e em dar visibilidade para os grandes empreendedores sociais, as Organizações da Sociedade Civil. Durante esses 5 anos de existência já passaram mais de 100 organizações, estando elas localizadas em 19 estados diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.