Terminal de Osasco terá campanha de prevenção ao suicídio

O mês de setembro é conhecido como o “Setembro Amarelo”, período dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio. Em apoio a essa causa crucial para a saúde mental da população, a cidade de Osasco terá ações de conscientização e apoio emocional em um importante terminal de transporte público, o Luiz Bortolosso, localizado na avenida dos Autonomistas, 7.130, no bairro Quitaúna.

A iniciativa é uma parceria entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama (NEPSAR), o Instituto Bem Querer Mulher (BQM) e a Proz Educação.

Na próxima sexta-feira, 15 de setembro, das 9h às 13h, os usuários do Terminal Luiz Bortolosso terão acesso a testes gratuitos de glicemia e aferição da pressão arterial, promovendo uma abordagem abrangente à saúde.

Entre as atividades planejadas, haverá a distribuição de folhetos informativos, rodas de conversa para discutir temas que podem levar ao suicídio, como violência doméstica, além do encaminhamento para apoio psicológico e jurídico, se necessário.

Parcerias
Para alcançar o objetivo de orientar e apoiar a população, a EMTU estabeleceu parcerias com instituições especializadas, reconhecendo a importância de abordar questões relacionadas às saúdes física e mental.

  • NEPSAR (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama): Uma empresa privada que oferece formação profissional em sociopsicodrama, com cursos de nível livre e pós-graduação (Lato-Sensu).
  • BQM (Instituto Bem Querer Mulher): Um programa do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes) que atua no enfrentamento à violência de gênero e intrafamiliar no Brasil, oferecendo suporte multidisciplinar, incluindo assistências social, psicológica e jurídica, além de geração de renda.
  • Proz Educação: Uma instituição formada pela união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG), com mais de dez anos de experiência na formação de estudantes.

Dados alarmantes: veja a dimensão do suicídio
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem anualmente por suicídio em todo o mundo, superando as estatísticas de mortes por HIV, câncer de mama e homicídios.

Além disso, dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022 revelam um aumento de 49,3% no número de suicídios entre adolescentes de 15 a 19 anos no Brasil no período de 2016 a 2021. Essas estatísticas ressaltam a importância da conscientização e prevenção do suicídio.

De acordo com o site “setembroamarelo.com“, no Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Origem e significado do “Setembro Amarelo”
A campanha “Setembro Amarelo” teve início em 2013 e foi oficialmente incluída no calendário nacional pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Seu principal objetivo é sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre o suicídio, promovendo ações que destaquem a importância do diálogo, do apoio emocional e da busca por ajuda profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.