Osasco abre série de audiências públicas para elaboração do novo Plano Diretor

A Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Osasco realizou terça-feira, 12/09, no CEU José Saramago, a primeira audiência pública com o intuito de acolher opiniões e sugestões da sociedade civil visando a elaboração do Plano Diretor 2023 da cidade. As audiências acontecerão em duas etapas (confira datas, locais e horários no final do texto). 

A participação popular é fundamental para contribuir com ideias e sugestões que irão moldar o desenvolvimento urbano de Osasco nos próximos anos e garantir que o município continue a crescer de maneira inclusiva, democrática e sustentável, de acordo com as necessidades e anseios da sociedade. 

Ao final de todo o processo de discussões das audiências, projeto de lei será enviado para apreciação e votação no Legislativo Municipal. 

Participaram da audiência os secretários Eder Máximo (Planejamento e Gestão), José Carlos Vido (Assistência Social), Lau Alencar (Transportes e Mobilidade Urbana), e técnicos de outras secretarias, além de representantes de entidades da sociedade civil. 

Eder Máximo falou da importância da participação popular com a apresentação de propostas. “Isso é fundamental, para que sociedade e Poder Público construam juntos uma cidade mais justa e acessível para todos, pois esse é um plano de diretrizes para o desenvolvimento da cidade para os próximos anos”. 

Conforme o que foi apresentado na audiência, um diagnóstico visando a elaboração do próximo Plano Diretor da cidade foi iniciado em 2017. A partir do diagnóstico foram elaboradas propostas e, agora, com as audiências, ocorrerá a consolidação do plano. 

O diagnóstico foi feito durante diversas reuniões envolvendo servidores de áreas técnicas de secretarias participantes, entre elas Planejamento e Gestão, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Obras, Transportes e Habitação, e encontros setoriais, como por exemplo, com representantes de movimentos de moradias, sindicalistas, ciclo-ativistas, acadêmicos, empresários e entidades religiosas. 

Diagnóstico 

Alguns dos principais resultados do diagnóstico (espécie de retrato de momento da cidade) apontam, por exemplo, que a região central apresenta “potencial” em termos econômicos e equipamentos públicos; que há barreiras físicas a serem superadas, como uma nova ligação entre as zonas Norte e Sul, por meio da transposição do Rio Tietê e estação de trem; presença de lotes subutilizados; desenvolvimento econômico e social “muito desigual” entre as regiões; e pressão sobre o Meio Ambiente nos extremos da cidade, sobretudo na zona Norte, por conta de construções regulares e irregulares.    

Confira o local e horário da próxima audiência pública: 

Dia: 14/09
Horário: 19h  

Local: CEU Zilda Arns Neumann  

Rua Thêda Figueiredo Rega, 155 – Jardim Elvira 

Para outras informações, entre em contato com a Central 156.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.