Grupo Osasco Todorokidaiko mantem viva tradição cultural oriental

Vencedor, na categoria júnior, no XVII Festival Brasileiro de Taiko, realizado em Serra Negra, no dia 30 de julho, o Grupo Osasco Todorokidaiko, foi reconhecido, durante a 50ª Sessão Ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (14), pela Câmara Municipal, pelo desempenho na competição brasileira.

Rodrigo Gansinho (PL) foi o autor da Moção de Reconhecimento que destacou a história do grupo da Acenbo Osasco (Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco) que mantem viva a cultura japonesa da arte milenar dos tambores.

“O grupo foi bicampeão Brasileiro. Uma conquista que representou muito para o grupo, pelo esforço e dedicação. A gente torce muito para novas vitórias da equipe”, disse Rodrigo Gansinho.

Emerson Osasco (Rede) reforçou a dedicação dos orientais em manterem vivas as tradições culturais. “É muito importante fazermos referências a essa dedicação, especialmente à cultura oriental que tem uma comunidade muito forte no Brasil”, expressou Emerson Osasco ao falar sobre sua admiração à valorização das tradições e respeito à ancestralidade por parte dos orientais.

Com a vitória no XVII Festival Brasileiro de Taiko o Grupo Osasco Todorokidaiko garantiu presença no Concurso Júnior que acontece no Japão em março de 2024. Serão 16 pessoas na comitiva. Além do grupo osasquense, apenas um grupo da Argentina e um de Taiwan disputarão a competição com dezenas de grupos japoneses.

“Estamos em busca de apoio para conseguirmos ir para a competição no Japão, garantimos a vaga, mas precisamos de orçamento para viajar”, declarou Julia Naomi Kanegae, uma das três líderes do grupo. Nos próximos meses eles farão rifas e outros eventos para arrecadar verbas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.