Tradicional celebração alemã, Festa da Lanterna acontece amanhã (22) no Colégio Humboldt em São Paulo

Comemoração em homenagem a São Martinho reunirá famílias e alunos para o passeio a partir das 18h como na tradicional procissão na Alemanha para relembrar o santo, realizada ao anoitecer quando é preciso iluminar o caminho

O Colégio Humboldt, referência de escola internacional alemã no Brasil, localizada em Interlagos (SP), homenageia São Martinho, festejado na Alemanha e por toda Europa, na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, na Festa da Lanterna, tradicional celebração alemã. As crianças da Educação Infantil e dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental I confeccionaram lanternas coloridas que representam a luz de sua atitude e, junto às suas famílias, farão o Passeio da Lanterna, a partir das 18h, nas dependências do Humboldt. A programação inclui ainda apresentações de música dos estudantes, fogueira e gastronomia com a Barraca da Berna, com espeto de salsicha e Kebab.

A Festa da Lanterna ainda será repleta de boas ações e irá colaborar com uma instituição social parceira do Colégio. “Como a lenda de São Martinho simboliza o amor ao próximo, aproveitamos a ocasião para colocar em prática uma ação social: solicitamos às famílias que doem livros e brinquedos a serem encaminhados ao Centro Educacional Luz e Lápis”, diz Dirk Vogt-Lahr, coordenador pedagógico alemão do Fundamental I do Colégio Humboldt.

Nascido na Hungria, este homem foi educado e serviu no exército da Itália. Em um dia de inverno muito frio, junto da sua tropa que entrava na França, ele encontrou um homem pobre e seminu que pedia por caridade. Cortando sua capa ao meio, o soldado cobriu o homem, em um gesto simbólico de compaixão, atenção e cuidado com o próximo.

Muitas cidades da Europa têm igrejas ou capelas com seu nome e, há décadas, escolas alemãs espalhadas pelo mundo comemoram o Dia de São Martinho com o Passeio da Lanterna, que tem sua origem na Europa. Antigas histórias criaram o costume de fazer com as crianças lanternas de papel, coloridas e com transparências, utilizadas para uma caminhada ao escurecer. Nessas ocasiões, as famílias das comunidades se encontram para caminhar ao ar livre e cantar músicas que falam da luz e das estrelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.