Idosos têm vez e voz em Barueri

Há muito tempo que Barueri se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida da melhor idade. Isso é percebido nas centenas de prédios em que funcionam as unidades da Prefeitura, onde a acessibilidade é garantida com rampas e elevadores bem sinalizados.  

No Ganha Tempo, assim como nos eventos ao ar livre há lugares preferenciais para que a população idosa possa acompanhar toda a programação com conforto e segurança em local privilegiado.  

Na Secretaria de Esportes há programas como o Vida Saudável e o Condicionamento Físico mantidos em parceria com a Secretaria de Saúde, que mais do que combater o sedentarismo, traz muita qualidade de vida aos participantes. As pessoas se tornam amigas, formam grupos, e sempre levam doces e salgados para compartilhar ao fim das atividades bissemanais. 

José Benedito de Camargo, de 68 anos e Marlene Marcília de Camargo, de 69, são frequentadores assíduos do grupo do Parque dos Camargos. “Nós vamos lá todas as manhãs de segunda a quinta-feira. Frequentamos o ‘Vida Saudável’, ‘Condicionamento’ e Pilates. É bom demais”, revela a esposa. 

Parque da Maturidade 

O Parque da Maturidade José Dias da Silva, localizado, bem próximo ao Centro de Barueri, é um capítulo à parte no que se refere às opções de esporte, saúde e lazer que os usuários maiores de 60 anos têm à disposição. Barueri serve de modelo para muitos municípios, que mandam representantes para observar nossa estrutura de funcionamento. 

É um verdadeiro clube com área construída de 7,8 mil metros quadros num terreno oito vezes maior. O acesso gratuito é garantido a partir do Terminal Barueri, de onde partem ônibus a cada 30 minutos. Ao chegar ao Parque, há vans para conduzir as pessoas à parte mais alta, onde estão as principais atrações. 

A academia é muito bem equipada, possui esteiras e aparelhos modernos muito similares aos encontrados em estabelecimentos particulares. Os professores de educação física são verdadeiros personal trainers dos frequentadores. Para todas as atividades (Pilates, Ioga, caminhada etc) é exigido o atestado médico. 

Na quadra poliesportiva, são realizados os treinos do vôlei e do basquete adaptados, festas temáticas, campeonatos anuais como o Jiatiba (encerrado ontem com a conquista de diversas medalhas) e demonstrações como o walking football

No salão de jogos, anexo à piscina (coberta e com água aquecida), pratica-se dama, dominó, truco, tranca e tênis de mesa, sinuca etc. Barueri é forte em diversas modalidades adaptadas: atletismo, coreografia, dança de salão, vôlei, natação, sinuca etc. 

O restaurante, que também abriga dois bailes todos os meses, foi ampliado recentemente para receber com mais conforto todos os frequentadores. Lá são servidas milhares de refeições todos os meses. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.