Vôlei Osasco vence Pinheiros e está a uma vitória do 17º título paulista

Osasco São Cristóvão Saúde está a uma vitória do 17° título estadual de sua história. Após derrotar o Pinheiros por 3 sets a 0 (parciais de 26/24, 25/17, 25/18, em 1h33min) na noite desta segunda-feira (2), no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, o time do técnico Luizomar abriu 1 a 0 no placar do playoff decisivo do Campeonato Paulista 2023. Para ser campeão, precisa voltar a bater o adversário nesta próxima quinta-feira (5), às 20h30, no José Liberatti, onde contará com o apoio de sua fanática torcida.

Se conseguir bater o Pinheiros no segundo jogo das finais, Osasco será campeão paulista invicto. Como o playoff decisivo do Campeonato Paulista é disputado em duas rodadas, em caso de empate, o título de 2023 será decidido no Golden Set, parcial única de 25 pontos disputada logo após o término da partida no ginásio osasquense.

A central Fabiana analisou a partida. “Pelo fato de ser o primeiro jogo da final, a gente sempre se cobra. Não tem como não se cobrar e acabamos cometendo muitos erros, especialmente de saque, o que não pode ocorrer. E sabemos disso, especialmente com um adversário aguerrido como o Pinheiros. Mas estou feliz pela vitória e agora é pensar na quinta-feira. Certamente teremos casa cheia e vamos com tudo para conquistar o título e fazer a festa com a torcida”, comentou a bicampeão olímpica.

Para o técnico Luizomar, o comprometimento do time fez a diferença, especialmente para ser resiliente e superar erros. “Sabíamos de toda a dificuldade que teríamos, especialmente depois de ver a forma como Pinheiros virou a semifinal. Cometemos muitos erros nos dois primeiros sets e a partir do momento que corrigimos o saque, conseguimos uma pressão importante no saque, bloqueio e defesa. Mas a verdade é que hoje ninguém ganhou nada e ninguém perdeu nada. É muito bom levar a vantagem para o Liberatti, onde teremos uma atmosfera especial para lutar com toda a garra por esse título”, disse o treinador.

A levantadora Giovana seguiu as palavras do técnico e enalteceu o grupo. “Somos um time e estamos treinando muito forte. É importante ter todas as atletas em condição de entrar em quadra e, de quem vier do banco, entrar e ajudar a mudar o aspecto do jogo, trazer uma energia nova. E estou muito feliz por isso. Agora é estudar e treinar muito. Não começamos bem aqui no Pinheiros e precisamos ter mais tranquildade para, na quinta, neutralizar as peças do outro lado para conquistar mais uma vitória”, completou.

O jogo – O primeiro set foi equilibrado do início ao fim. Apesar dos seis erros de saque, as defesas, especialmente de Camila Brait e Maira, aliados a potência ofensiva de Tifanny e Lorenne – com seis e nove pontos na parcial, respectivamente – fizeram a diferença nos momentos decisivos. A oposta marcou os dois últimos pontos para garantir a vitória osasquense por 26/24.

Osasco perdia o segundo set por 2/6 quando Giovana entrou em quadra. Assim como na segunda rodada da semifinal, contra Barueri, a levantadora mudou o ritmo da partida. Acelerando o jogo e acionando mais as centrais, ela comandou a virada, que veio em um ace de Callie. Fabiana montou o paredão no 15/13 e 18/13, voltando a marcar no set point (24/16), desta vez no ataque. A vitória, por 25/17, veio após um erro de saque do Pinheiros.

Camila Brait e Maira seguiram dominando o fundo de quadra. Tanto no passe como nas defesas, a dupla garantiu volume de jogo e possibilidade de contra-ataque para Osasco. Giovana, em uma bola de segunda, abriu três pontos: 9/6. Tifanny atacou uma bola na linha, validada somente no desafio, no 17/12. Callie, na bola xeque, fez 19/13. Maira explorou o bloqueio no 23/15 e desceu o braço no 24/16. A vitória por 25/18 veio com um bloqueio de Fabiana pelo meio.

Jogaram e marcaram para Osasco São Cristóvão Saúde: Kenya, Lorenne (13), Maira (12), Tifanny (16), Callie (7), Fabiana (9) e a líbero Camila Brait. Técnico: Luizomar de Moura. Entraram: Giovana (2), Silvana.

Jogaram e marcaram para o Pinheiros: Jackeline, Bruna Moraes (3), Lays (11), Mara (6), Sonaly (5), Karen (11) e a líbero Kika. Técnico: Duda Nunes. Entraram: Carol Grossi (3), Amanda, Isabella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.