CIOESTE inaugura nova sede e reúne autoridades em Barueri

Evento contou com a presença ilustre de representantes do Governo Federal e Estadual, além de autoridades das 12 cidades que formam o consórcio

Na noite desta segunda-feira, 9/10, aconteceu a inauguração da nova sede do CIOESTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana. O evento reuniu autoridades, entre elas, o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab e o Secretário Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério de Relações Institucionais do Governo Federal, Valmir Prascidelli, os deputados estaduais Rogério Santos e Luiz Claudio Marcolino, além de prefeitos e ex-prefeitos, secretários municipais e vereadores, das 12 cidades que compõem o consórcio.


Localizada no 11º andar do Edifício iTower, no Complexo Iguatemi Alphaville, em Barueri (SP), a nova sede própria custou R$ 7 milhões e, com sua aquisição, o consórcio deixará de desembolsar cerca de R$ 42 mil, por mês, com aluguel e condomínio.

“Essa aquisição mostra a força do CIOESTE, maior consórcio intermunicipal do país, com atuação em uma região com população estimada em mais de 3 milhões de pessoas”, destacou o prefeito de Vargem Grande Paulista e presidente do CIOESTE, Josué Ramos.

Segundo ele, a compra da sede própria mostra ainda a seriedade do trabalho realizado pelo consórcio. “Poder inaugurar a nova sede é um marco. Quando você adquire uma sede própria, você mostra que o consórcio não está simplesmente fazendo reuniões aleatoriamente. Você estabelece uma segurança a todos os membros que integram o grupo e a própria equipe que trabalha aqui. Estamos muito felizes por mais essa conquista e por estarmos tão bem localizados, numa região central, e isso tudo traz muito mais reconhecimento ao nosso trabalho.”

Durante a inauguração, Josué destacou ainda um importante projeto que será viabilizado na nova sede. Trata-se da Escola de Gestão para qualificar os servidores públicos municipais. “Nesta sede temos um anfiteatro com capacidade para 180 pessoas e, parte do tempo, esse espaço será transformado em uma Escola de Gestão, porque nós percebemos a dificuldade de qualificação da mão-de-obra dos servidores municipais. Por isso, pretendemos colocar esse projeto em prática, oferecendo cursos sobre temas variados, como mudanças de leis, adequações e treinamento técnico. Com isso, a região e os serviços ganham em qualidade”, completou.

Inauguração reuniu autoridades em Barueri

Ex-presidente do CIOESTE, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, foi um dos convidados ilustres da inauguração. Na ocasião, ele ressaltou a força do CIOESTE. “O consórcio é muito importante porque, além de unir forças, agrega muito para as cidades. Temos um problema sério de alagamento, na divisa entre Carapicuíba e Barueri, que atinge quase 400 casas. E temos um aterro enorme que causa esse problema de alagamento. Nós já estamos trabalhando em conjunto para resolver isso e contamos com a força do CIOESTE. Outro exemplo é a privatização da SABESP. Realizamos muitas reuniões aqui no consórcio para esclarecer pontos e discutir em conjunto e com muita atenção. Hoje, Barueri trata 65% de todo esgoto, mas a cidade tem condição de avançar. Mas, esse problema do esgoto começa lá em Itapevi e Jandira. Do outro lado, tem o Rio Cotia, que recebe esgoto também. Então, nós temos problemas dessa natureza, que devem ser discutidos e que, por meio do consórcio, podem ser levados ao governo com muita força”, declarou Furlan.

Durante o evento, o Secretário Municipal da Casa Civil de Osasco, Ribamar Silva, representou o prefeito Rogério Lins. Ele falou sobre a força do CIOESTE para fortalecer a região. “É uma responsabilidade muito grande um consórcio com 12 cidades e que cuida de quase 3 milhões de pessoas. Com certeza o CIOESTE é de suma importância. Parabenizo o presidente Josué, que teve a coragem de comprar uma sede própria e que certamente irá garantir ainda mais políticas públicas para a região. Ainda mais um consórcio com essa magnitude, que discute políticas públicas que vão de encontro com as necessidades da população.”

Representando o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Valmir Prascidelli destacou o momento em que vive a região Oeste da Grande São Paulo. “Vejo essa inauguração como um momento fundamental para todos os municípios da região. A CIOESTE talvez seja hoje um dos principais consórcios do país, não só do Estado de São Paulo, pela dimensão populacional, pela importância econômica dos municípios, pelo que representa para o nosso Estado na economia e na política. Estou aqui para restabelecer as relações federativas, o governo federal começa a ter um olhar mais aprimorado para os municípios, restabelecendo programas e políticas importantes para população. Tenho certeza de que essa sede pode dar grandes conquistas para a população dos municípios da nossa região.”

Gilberto Kassab, que representou o Governador Tarcísio de Freitas, na solenidade, declarou o apoio do Governo do Estado ao consórcio. “Quero falar da disposição de estarmos juntos com vocês para trabalharmos juntos e, com isso, encontrarmos resultados e maneiras de financiar projetos, cumprindo nossos compromissos. Estou muito feliz de estar aqui. Eu fui vereador, fui prefeito, fui deputado estadual e federal, e Ministro das Cidades. Portanto, tenho um profundo vínculo com as cidades e com os consórcios. Tenho plena consciência do simbolismo dessa sede própria, o que mostra que vocês estão levando a sério o trabalho. Contem com o governador para que possamos juntos fazer o melhor por esses três milhões de habitantes.”

CIOESTE: há 10 anos transformando histórias

Com orçamento anual de 17 bilhões de reais, o CIOESTE é formado pelos municípios de Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cajamar, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista, que cobrem uma área superior a 1.000 km².

Juntos, esses 12 municípios representam cerca de 3% do PIB nacional e 10% do PIB do Estado de São Paulo, e buscam meios de impulsionar o progresso e o desenvolvimento da região.

Para isso, o consórcio conta com grupos de trabalhos que se reúnem mensalmente para organizar ideias e trocar experiências, com a proposta de acelerar os processos de desenvolvimento e encontrar soluções para as questões regionais, além de realizar eventos e ações em conjunto.

Toda essa dedicação vem rendendo frutos importantes, que servem de exemplo para todo o Brasil. Entre os principais resultados, destaque para as obras de duplicação da Rodovia Castello Branco, que irá proporcionar uma melhor fluidez no tráfego da região; a criação da Casa Abrigo para garantir a proteção de mulheres vítimas de violência da região; além do cercamento digital e a integração das Guardas Municipais, via rádio, garantindo mais segurança para a população.

Para saber mais, acompanhe o CIOESTE nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.