Barueri elege representantes para a Conferência Estadual da Juventude

No último dia 28 de setembro, a Secretaria da Família de Barueri (Sefam) realizou no auditório do Parque da Maturidade a 4ª Conferência Municipal da Juventude visando a eleição de representantes para a conferência estadual a ser realizada em Olímpia (SP) nos dias 27 e 28 de outubro. Em dezembro, na capital federal, ocorrerá a Conferência Nacional da Juventude. 

Ricardo Caiaffa, secretário-adjunto da Família e orador do evento, deu a palavra ao secretário Sílvio Macedo, que deu boas-vindas aos jovens, predominantemente da rede escolar municipal. André Alexandre da Silva, do Unegro (União de Negras e Negras pela Igualdade Barueri) também compôs a mesa. “É importante que os jovens participem para combater o racismo, a homofobia e o preconceito contra as mulheres. Somos contra tudo isso”, afirmou.  

Caiaffa destacou o trabalho de Roberta Corrêa (intérprete de Libras da SDPD) e de Cristiane Aparecida de Souza (convidada), e fez a leitura completa do Regimento Interno. Rogério Correia da Silva, o “Veinho”, coordenador da Juventude e Políticas sobre Drogas de Barueri, e Rodrigo da Silva Machado, o “Passarinho”, gerente de Programas e Projetos, da Prefeitura de Itapevi, também fizeram uso da palavra. Eles exortaram a juventude a se engajar nos vários instrumentos que Barueri coloca à disposição de todos.   

Houve a divisão das centenas de jovens em seis grupos liderados por facilitadores e acompanhados por relatores para discussão de temas como “Direito à Cidadania”, “Direito à Educação”, Direito à Profissionalização”, “Direito à Saúde”, “Direito à Diversidade” e “Direito ao Território e à Mobilidade”. 

Ficou definido que a composição dos delegados e suplentes teria 50% de mulheres e 50% de negros e pardos. No grupo que discutia o Direito à Cidadania, destacou-se Maria Isabel Borges, de 17 anos, moradora do Jardim do Mutinga. “É muito importante que o jovem tenha voz e que participe”, diz ela, que está no 3º ano do Ensino Médio, na Fieb Aldeia da Serra, e pretende se formar em Biologia. “Quero ser professora da rede pública para passar um pouco dos meus conhecimentos de vida”, sonha.    

Ao final dos trabalhos em Barueri, foram escolhidos os seguintes jovens para a conferência estadual: 

      Delegados      Suplentes 
     Guilherme Fernandes de Freitas     Eduardo Fernandes Saraiva 
     Gabriela Oliveira de Figueiredo     Bianca Honório de Oliveira 
     Maria Isabel Borges     Abraão Tomaz da Cruz e Silva 
     Beatriz da Silva Martins de Oliveira     Anna Beatriz de Castro Braga  
     Ana Carolina de Moraes      Fabrício das Chagas de Sousa da Silva 
     Maria Eduarda Rodrigues da Silva      Fernanda Tenório Cruz 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.