Prefeito Rogério Lins visita e ouve ‘causos’ de vovôs e vovós do Centro Dia do Idoso

O Centro Dia do Idoso Anoscar, no Jardim Umuarama, completou um ano no dia 10 deste mês e na sexta-feira, 27/10, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, fez visita surpresa aos 40 idosos atendidos.  

O local presta serviço a pessoas a partir dos 60 anos em situação de proteção social, pois a maioria não tem com quem ficar durante o dia já que familiares têm sua rotina diária de trabalho. 

Eles passam o dia no espaço e recebem alimentação, cuidados com a higiene, fisioterapia, trabalho cognitivo e contam com atividades como musicoterapia, dança de salão, canto e coral, culinária e cuidam de uma pequena horta no quintal.  

Alguns idosos são levados para o Centro Dia pelos próprios familiares. Os que não têm essa condição são buscados e levados para casa ao final do dia por um veículo da própria entidade. A outra unidade mantida pela Anoscar, uma organização social, fica na Vila Yara. 

Anunciata Siamaméia, 94 anos, é a mais idosa atendida e a primeira a contar com os serviços desde o primeiro dia de funcionamento. Lúcida, conta que é filha de pai italiano e mãe espanhola e nasceu no bairro da Mooca, na capital. “Imagina só. Filha de italiano com espanhola. Por isso gosto de falar bastante. De vez em quando solto uns palavrões no meio”, disse, soltando a gargalhada.  

Moradora da Vila Yara, ela teve dois filhos e dois netos, e conta que trabalhou por 36 anos como servidora pública na Prefeitura de Osasco. “Eu vivo boa parte da vida aqui em Osasco. Gosto mais daqui do que de São Paulo. Na época que viemos para cá, ainda era um bairro de São Paulo. Só tinha estrada de terra e muito mato, árvores e pouquíssimas casas”. 

Conceição Lobo Granado, 92, anos é a segunda mais idosa atendida no Centro Dia. A exemplo de Anunciata, gosta de um bom papo. Nascida em Matão, no interior paulista, disse que ainda menina a família mudou-se para o bairro do Ipiranga, na capital, e depois para Osasco.  

“Meu pai não teve estudo, mas era um verdadeiro contador de história e nos deu bons ensinamentos. Puxei a ele. Eu tive pouco estudo, fiz só os quatro primeiros anos do primário (equivalente hoje ao ensino fundamental), mas também gosto muito de conhecer pessoas, conversar e contar histórias”, disse.  

Ela conta que não deu sequência aos estudos porque era a mais velha de outros sete irmãos (a família teve quatro filhos e quatro filhas) começou a trabalhar cedo para ajudar no orçamento familiar. “Trabalhei muitos anos como empregada doméstica e me aposentei como tecelã”. 

Durante a visita, Rogério Lins conversou e também ouviu algumas histórias dos idosos.  “Saio daqui muito feliz por saber que eles estão sendo muito bem cuidados”, disse o prefeito, que estava acompanhado dos secretários José Carlos Vido (Assistência Social) e Thiago Silva (Comunicação). 

Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2022, Osasco tem atualmente 74 pessoas com 100 anos ou mais. Em 1980, por exemplo, o país tinha 4% da população com 65 anos ou mais. Hoje já são 10,9% da população, aumento de 57% em relação ao censo de 2010, quando representava 7,4% da população. 

A idade mediana do brasileiro atualmente é de 35 anos. A população brasileira foi estimada no censo de 2022 em 203 milhões de habitantes. O Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade são comemorados em 1º de outubro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.