Dan Stulbach recebe o historiador Leandro Karnal no Projeto Diálogos 2023

Fotos: Fabi Koren

Dando continuidade ao Projeto Diálogos  2023,  a Congregação Israelita Paulista (CIP) e o Ministério da Cultura  realizaram na terça-feira, 24 de outubro, um debate reunindo o ator  Dan Stulbach e o historiador Leandro Karnal, que lotou o Teatro da FAAP.

O início da noite foi marcado por um momento de profunda empatia e solidariedade. Laura Feldman, presidente da CIP, subiu ao palco e convidou todos os presentes a participarem de um minuto de silêncio em homenagem à paz e em respeito às vítimas do terrorismo em Israel. Laura expressou a sensibilidade da CIP como uma instituição judaica e destacou o apoio às vítimas, tornando o evento ainda mais significativo.

Com interpretação em Libras e esta edição do Projeto Diálogos teve como tema central “História e Verdade: Podemos Confiar nos Fatos?” e foi conduzida com maestria e bom humor pelo multifacetado ator, diretor, apresentador e radialista Dan Stulbach.

Leandro Karnal, autor de best sellers e um dos mais renomados intelectuais do país, conduziu a plateia por uma viagem de reflexão profunda. Utilizando trechos da Bíblia e obras de autores consagrados, ele instigou o público a refletir sobre questões como a verdade pessoal e a verdade absoluta, a diferença entre ser e parecer, a existência de argumentos contra fatos, o significado de crenças e evidências, e a busca da verdade nos âmbitos religioso e científico.

Karnal provocou o pensamento crítico ao questionar: “Eu não acredito na transparência do olhar sobre mim ou sobre os outros. O olhar puro e transparente pressupõe uma essência e uma capacidade que eu acredito que não sejamos portadores. Eu não poderia olhar para mim, porque não tenho uma essência e nem sou permanentemente algo. Eu sou uma soma de muitas coisas e posso ter, sobre mim, opiniões muito variadas e distintas. Portanto, meu conselho é para que cada um foque em si mesmo e não se preocupe com os outros”.

Stulbach, por sua vez, encerrou o debate com uma reflexão enriquecedora: “A verdade é um assunto sempre interessante, atravessando os tempos. Foi extremamente enriquecedor  ver como Karnal sempre tem respostas prontas e fundamentadas para tudo.”

Projeto Diálogos é uma  realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) com o patrocínio de CSN, Itaú, Unigel,  Safra, GR, Rosset, Smartstorage , Mayekawa e Teleperformance, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.