CIT Barueri celebra cinco anos com novos lançamentos

Nesta terça-feira, 7 de novembro, o CIT (Centro de Inovação e Tecnologia), da Prefeitura de Barueri, celebra seu quinto ano de criação com o lançamento de mais novidades do sistema de Ensino a Distância pela plataforma Sympla. 

Os lançamentos serão levados a público de forma on-line durante a programação do canal @TVINOVACAOBARUERI no Youtube, a partir das 15h, em edição especial do programa “CIT em Ação”. 

Quatro novos cursos estarão disponíveis na plataforma Sympla, sendo três deles exclusivos para os servidores públicos e os estagiários em atividade na Prefeitura de Barueri e um voltado ao público externo, além da estreia da TV Inovação na plataforma de streaming Dailymotion, marcam este quarto aniversário. 

Atualmente estão disponíveis 28 cursos: “dentre eles destacamos ao público externo os cursos de Técnico Plotter de Recorte; Impressora 3D; Produção e Distribuição de Podcasts em Múltiplas Plataformas; Tutorial de Plataforma de Trabalho em Equipe na Nuvem – Trello e Clickup; o mais recente e muito procurado Inova+Canva: Design com Inteligência Artificial no Metaverso; entre outros, totalmente gratuitos, on-line e com certificado para serem feitos no seu tempo”, cita Érika Alves, coordenadora do Departamento de Inovação e Comunicação do CIT. 

Para Jonatas Randal, administrador do CIT, esse momento é de celebração. “Todos os servidores do CIT, técnicos e administrativos, diariamente nesses últimos anos têm se desdobrado para ajudar a dinamizar procedimentos internos para atender a população barueriense, bem como buscar soluções inovadoras que possibilitem oportunidades de aprendizagem, inserção e comodidades tecnológicas a todos os cidadãos, colaborando com a dinâmica de outras pastas para que venham a atender a população de forma prática, rápida e eficiente, como nos motiva a gestão atual”.  

CIT Baru

Construindo o futuro agora 

O CIT, além de programas como os de desenvolvimento de talentos em parceria com empresas, como a ProV e a Softex e também com escolas como a Fieb Tech (Fundação Instituto de Educação de Barueri), e através de ações com o Inovação Barueri, é responsável por toda sistematização tecnológica da Prefeitura, levando mais de 600 quilômetros em fibra óptica para toda a cidade.  

Isso possibilita ampliar e inovar em canais de comunicação ágeis e eficientes para todos, Wi-fi grátis, o programa Internet Social, semáforos inteligentes, Centrais de Monitoramento, APP Barueri, APP Saúde Barueri, Cadastro Cidadão, entre outros. “Um ótimo exemplo é o Programa Barueri Sem Papel, premiado e colocado em destaque entre as cidades brasileiras por sua habilidade em inovação tecnológica para a sustentabilidade e o desenvolvimento social”, pontuou João Azevedo Filho, coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do CIT. 

Conheça mais no portal CIT Barueri e também em @citbarueri.   

História do CIT 

Originalmente o CIT nasceu em 1989 para o processamento dos serviços do RH (Recursos Humanos), Contabilidade e Almoxarifado, chamado de Departamento de Processamento de Dados. 

Em 2004 foi criado o CIPRODAM (Centro de Tecnologia da Informação e Processamento de Dados do Município de Barueri), que em 2018 se tornou o CIT (Centro de Inovação e Tecnologia), responsável por prestar assessoria tecnológica à administração da cidade, conforme conta o servidor Alfredo Lobo, que acompanha desde o início toda essa evolução das tecnologias no serviço público municipal. 

De forma geral, o CIT executa os serviços de Tecnologia da Informação para os órgãos da Administração Direta e Indireta do município; desenvolve com equipe própria e terceirizados ferramentas tecnológicas para as Secretarias e demais órgãos da administração. Instala e mantêm os sistemas, viabiliza estudos para o desenvolvimento de novas tecnologias e a integração dos sistemas de informação e também coordena e promove o treinamento de pessoal para o bom uso das ferramentas tecnológicas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.