Osasquense é destaque em competição com os melhores do mundo no xadrez

O Mundial Sênior de Xadrez, realizado entre 25/10 e 5/10 na região de Palermo, Itália, contou com a participação de 150 enxadristas de vários países, entre eles 12 brasileiros, dois deles os osasquenses Wagner Madeira e Silvio Pereira. 

Madeira ficou invicto por dez rodadas, enfrentando quatro grandes mestres, dentre eles o lendário jogador de xadrez da Armênia, Rafael Vaganian. Madeira perdeu a última rodada, na mesa 2, para John Nunn, atual bicampeão mundial.

O enxadrista osasquense finalizou em 8º lugar ao fazer 7.5 pontos em 11, uma das melhores colocações de brasileiros em todos os tempos na categoria. Além disso, ganhou 101 pontos de rating Fide e a terceira norma, passando de 2012 para 2113 pontos. 

“Sem sombra de dúvida, esse foi o melhor desempenho individual de minha carreira. Quero chegar ao 2400 para conquistar o título de mestre internacional”, disse Madeira. 

Mestre internacional, Silvio Pereira realizou um torneio de recuperação vencendo as três últimas rodadas, terminando com 7.0 pontos na honrosa 25ª colocação. 

Mestre Fide Wagner Madeira é servidor público de Osasco e Silvio Pereira é representante do bolsa atleta da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco, além de professor voluntário. Ambos atuam no município na Escola França Garcia de Xadrez.  


Os próximos desafios dos dois enxadristas serão em dezembro, no Campeonato Brasileiro, em Recife. Em maio de 2024 tem o Pan-Americano, em Cuba, e o Mundial, na Romênia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.