Qualidade de vida e coleta de lixo em Barueri atingem excelência no ranking da INDSAT 

Os Indicadores de Satisfação do Serviço Público (INSDAT) acabaram de divulgar os resultados do levantamento de agosto deste ano. Em Barueri, a coleta de lixo e a qualidade de vida atingiram o “Grau de Excelência” do estudo, posicionando-se em 1º e 2º lugares, respectivamente, com 819 e 807 pontos. Alcançam o Grau de Excelência os serviços que recebem pontuação superior a 800.

A INDSAT avalia periodicamente 16 serviços públicos de grandes, médias e pequenas cidades brasileiras com base em entrevistas com moradores maiores de 16 anos.

Coleta de lixo
A pesquisa mostra que a população aprova o serviço de coleta de lixo realizado pela Prefeitura, classificado como o melhor setor da cidade com 819 pontos – a pontuação mais alta dos últimos dois anos. Dentre as cidades de médio porte, categoria à qual Barueri se encaixa, a média é de 767 pontos.

A coleta de lixo tem se mantido no Grau de Excelência da INDSAT desde fevereiro de 2023 e a pontuação obtida em agosto é maior do que a registrada em maio, que foi de 807 pontos.

O serviço recebeu 89,3% de avaliações positivas dos moradores entrevistados, sendo 23,7% de “ótimo” e 65,6% de “bom”. Aqueles que desaprovam o serviço representam 2,2%.

Além da coleta de lixo porta a porta e da coleta seletiva, que opera em 100% da cidade, Barueri implantou em 2021 o modelo de coleta mecanizada, na qual foram distribuídos contentores de lixo em todas as ruas do município. O recurso facilita o descarte de resíduos e evita o acúmulo de detritos nas calçadas.

Qualidade de vida
Barueri também lidera o ranking quando o assunto é qualidade de vida. O segmento recebeu 807 pontos em agosto, chegando ao Grau de Excelência pela segunda vez – a primeira foi em fevereiro deste ano – e superando os 786 pontos obtidos em maio. A pontuação também supera a média das demais cidades de médio porte, que é de 738.

As avaliações positivas chegaram a 83,8% (22,3% de “ótimo” e 61,5% de “bom”). O resultado supera o do mesmo período de 2022, que registrou 73,6% de aprovação. Apenas 1,9% avaliou negativamente o segmento e houve queda em comparação com o mesmo período do ano passado, quando teve 2,8% de rejeição.

O município oferta uma ampla gama de serviços gratuitos e de excelente qualidade, especialmente nas áreas de cultura, esporte, educação, saúde, meio ambiente e segurança.  Barueri se destaca também no oferecimento de espaços verdes, contando com quatro parques – mais um que está em construção (o Parque da Juventude) -, diversas praças com infraestrutura completa para o lazer de crianças e adultos, além de ser limpa e arborizada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.