Semurb Barueri homenageia vítimas de acidentes no trânsito 

Domingo, 19 de novembro, é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. No dia 17 (sexta-feira), em ato simbólico, as 21 vítimas de trânsito fatais do ano de 2022 em Barueri foram homenageadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb). 

A homenagem ocorreu em local próximo à ponte Antônio Macedo Arantes, na alça de acesso sentido Alphaville. O espaço foi escolhido por causa do grande fluxo de veículos que ali trafegam. Na solenidade, um laço branco foi instalado e 21 mudas de flores amarelas da espécie Kanlachoe foram plantadas por agentes de trânsito, fazendo referência à mesma quantidade de vítimas fatais.   

Essa espécie de flor é resistente ao calor e sua cor simboliza as campanhas realizadas pela Semurb anualmente em prol da prevenção de acidentes de trânsito.  

Não são apenas números 

A diretora do Departamento Educacional de Trânsito da Semurb, Joyce Fazolin da Silva Matos, lembra a essência da ação. 

“O número de pessoas que perdem a vida no trânsito é assustador, seja pela violência no trânsito ou por imprudência. 95% dos sinistros são em decorrência de falha humana, ou seja, são mortes que poderiam ser evitadas. O nosso objetivo é reduzir os números de mortes e feridos. Não são apenas números, essas pessoas deixam famílias. Uma vida vale muito. É preciso uma mudança de atitude”, disse Joyce. 

Paz no trânsito 

“Nós prezamos pela paz e segurança no trânsito. Essa iniciativa é para lembrar que essas vidas foram ceifadas e a conscientização sobre um trânsito tranquilo tem um papel muito valioso e, na maioria dos casos, atos simples de prevenção podem salvar muitas vidas”, declarou o coordenador interino de Mobilidade Urbana, Joe Anderson Chouzende.  

Trânsito pode matar 

O esfiheiro Jonh de Menezes Barreto, morador do bairro Jardim Esperança, e que vai trabalhar de bicicleta todos os dias, participou do ato solene.  

“Essa ação me entristece porque me faz lembrar de que as pessoas não têm consciência que o trânsito mata. Tive um amigo que foi atropelado nesse ano e faleceu. Tenho um outro amigo que perdeu a visão por conta de um acidente de trânsito. Esses dois casos aconteceram na capital de São Paulo. Mas a gente sabe dos riscos. Vou trabalhar de bicicleta todos os dias e graças a Deus tenho muita cautela, mas isso não depende só de mim”, relatou.  

Sobre a data 

No ano de 1995 a ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu o terceiro domingo de novembro como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo ocorrem cerca de 1,35 milhão de mortes por ano e 50 milhões de feridos em decorrência da violência no trânsito.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.