Robótica, instrumentos musicais, cinema e mais: Programa Fábricas de Cultura abre inscrições para cursos gratuitos

Crianças, jovens e adultos podem se inscrever presencialmente a partir de 4 de janeiro nas unidades das zonas norte e sul e da região metropolitana de São Paulo
 

Animação 3D, grafite, dublagem e guitarra serão algumas das linguagens descobertas pelas novas turmas das Trilhas e Ateliês das Fábricas de Cultura das zonas norte e sul de São Paulo, Diadema e Osasco. A partir de 4 de janeiro estarão abertas as inscrições para essas e demais formações das Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela OS Poiesis. No 1º semestre de 2024 serão oferecidas mais de 8 mil vagas para quase 400 cursos, todos gratuitos.  
 

Os interessados poderão se inscrever nos ateliês de criação, que duram um semestre e acontecem duas vezes por semana, e nas trilhas de produção, que duram de dois a quatro meses e ocorrem uma vez por semana. Há opções para todas as idades, a partir dos 6 anos, com encontros nos períodos da manhã, tarde e noite.
 

Para se tornar aprendiz das Fábricas de Cultura é necessário apresentar RG e comprovante de residência – no caso de crianças e adolescentes, os responsáveis precisam apresentar a documentação – na unidade do curso de interesse. No caso de estudantes, só é possível se inscrever nos cursos em contraturno escolar.
 

As aulas terão início no dia 6 de fevereiro, terça-feira. Todos os materiais necessários para as aulas são oferecidos pelas unidades. Os interessados podem se inscrever até 45 dias depois do início das aulas ou até o preenchimento das turmas. Todas as Fábricas de Cultura oferecem opções nas linguagens de Circo, Dança, Música, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Escrita Criativa, Tecnologia e outros. Há ainda opções de cursos, de curta duração, com início nos meses de março, abril e maio. As trilhas de produção têm, em média, 20 vagas cada, enquanto os ateliês de criação têm, em média, 25 vagas.
 

Confira alguns destaques por região:
 

Zona Norte

No Ateliê de Violão, jovens de 15 a 21 anos aprenderão a tocar instrumentos de corda, como guitarra, baixo, percussão, violão, viola caipira, cavaquinho e piano, tendo como repertório as músicas populares. Os encontros começam no dia 6/02, às terças e quintas, das 9h às 11h45, na Fábrica de Cultura Brasilândia. Outra opção na unidade é a Trilha de Grafite, focada no aprimoramento das técnicas à mão livre desta arte. Ao final dos encontros, aos sábados, das 9h às 12h, a partir de 2/03, os participantes maiores de 16 anos farão intervenções em muros, internos e externos, no entorno da Fábrica.
 

Interessados em explorar a própria criatividade não podem deixar de se inscrever no Ateliê de Desenho, Pintura e Mangá. A formação é voltada para maiores de 13 anos e começa no dia 6/02, com encontros às terças e quintas, das 14h às 16h45. Diversos cursos oferecem meios de expressão e uma das opções é a Trilha de Balé para crianças de 6 a 10 anos. Nesta formação, se desenvolve a consciência corporal enquanto se vivencia propostas de pulso, ritmo, alinhamento e orientação espacial. As aulas serão às quartas, a partir de 7/02, das 14h às 16h45. Ambas as formações irão acontecer na Fábrica de Cultura Jaçanã.
 

Aqueles que buscam aprimorar as habilidades com instrumentos musicais de sopro encontram espaço no Ateliê de Prática de Banda. De forma coletiva, os aprendizes ampliam o repertório musical e exercitam suas técnicas. Com encontros às terças e quintas, das 18h às 20h45, a partir de 6/02, o ateliê é voltado para maiores de 16 anos. Para quem quer se movimentar, a opção é a Trilha de Dança do Ventre, que ensinará os movimentos básicos, ondulatórios, variações frontais e traseiras, movimentos de giro e movimento caracol aos aprendizes. Com aulas às quartas, das 17h às 21h, a partir do dia 20/03, a formação é voltada para maiores de 18 anos. Os cursos serão realizados na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.
 

Zona Sul

Na Fábrica de Cultura Capão Redondo, o Ateliê de Canto Adulto busca oferecer as técnicas para brincar com a própria voz, descobrir a diversidade de sons do corpo e desenvolver a expressão vocal. Os encontros serão realizados às terças e quintas, das 18h às 20h45. A formação, que terá início no dia 6/02, é indicada para maiores de 16 anos. Para quem gosta de trabalhar com arte e tecnologia, a Trilha de Videogame Fliperama ensinará a construir este tipo de jogo que se popularizou nos bairros periféricos nos anos 1990. Oferecendo técnicas da marcenaria e da eletrônica os encontros serão aos sábados, das 14h às 16h, a partir de 2/03, para jovens a partir de 12 anos.
 

A criançada, de 6 a 8 anos, aprenderá sobre o mundo das artes plásticas no Ateliê de Iniciação Artística da Fábrica de Cultura Jardim São Luís. A formação busca desenvolver habilidades dos participantes de forma leve e divertida durante as aulas das quartas e sextas, das 14h às 16h45, a partir de 7/02. Uma opção para quem quer mexer o corpo é a Trilha de Capoeira de Angola e Cultura Popular para as Famílias que acontecerá aos sábados, começando no dia 9/03, das 14h às 17h. Os aprendizes, maiores de 10 anos, aprenderão as músicas, o gingado e expressões desta tradicional arte brasileira.
 

Região Metropolitana

Com o Ateliê de Realidade Virtual e Meta Verso será possível aprender a criar e programar os próprios espaços virtuais a partir do dia 7/02. Jovens de 12 a 17 anos terão contato com os cenários por meio de óculos de realidade virtual durante os encontros às quartas e sextas, das 14h às 16h45. Os que preferem a realidade física poderão se divertir com a Trilha de Samba e Pagode, onde participarão de uma vivência musical coletiva com exercícios e experimentações. A trilha terá início em 10/04, com encontros às quartas, das 18h45 às 21h45. Podem participar jovens maiores de 16 anos. As formações serão ministradas na Fábrica de Cultura Diadema.
 

Na Fábrica de Cultura Osasco, arte e empreendedorismo são os destaques. No Ateliê de Teatro, crianças de 8 a 12 anos aprenderão técnicas básicas por meio de jogos teatrais, exercícios de improvisação e criação de cenas. Os encontros serão às quartas e sextas, das 9h às 11h45, com início em 7/02. Para quem for maior de 16 anos, a opção é a Trilha de Estamparia Artesanal, formação que permitirá às experimentações, estudos de cores, composição, materiais e técnicas de customização. As aulas, que serão às sextas, das 18h30 às 20h30, iniciam em 9/02.
 

Confira todas as formações disponíveis em cada unidade no site do programa Fábricas de Cultura.


SERVIÇO:

(Gratuito)

INSCRIÇÕES PARA TRILHAS E ATELIÊS | 1º SEMESTRE

Vários horários | Presencial nas unidades

Fim das inscrições: 45 após o início das aulas ou preenchimento de todas as vagas

Saiba mais no site das Fábricas de Cultura.

Endereços:

Fábrica de Cultura Brasilândia | Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo | Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã | Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Osasco | Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.