Armadilha contra a dengue é instalada em centenas de pontos de Cotia

Tecnologia faz com que o Aedes aegypti se contamine e dissemine fungo que o mata e impede o nascimento de mais mosquitos

Armadilha contra o Aedes aegypti. Este é o novo recurso tecnológico do qual a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, lançou mão para eliminar o mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses. A nova estratégia é capaz de reduzir e acabar com a população do mosquito, pois além não o deixar nascer, contamina a fêmea com um fungo, ela dissemina este fundo em outros criadouros espalhando o efeito da armadilha e impedindo o desenvolvimento de novas larvas para outros focos.

A armadilha consiste em um balde preto desenhado para atrair a fêmea do mosquito, com água e uma rede contaminada por um fungo. E é exatamente nesta rede que a fêmea do mosquito deposita os seus ovos e tem contato com o fungo. Além de matar as larvas, o fungo enfraquece o mosquito que repousou sobre ele reduzindo o seu tempo de vida. “Combater a dengue é um desafio de todos nós, especialmente em períodos de muito calor e chuva. O poder público está fazendo a sua parte e a população deve colaborar mantendo as suas casas livres de água parada”, destacou o prefeito Rogério Franco.

Segundo o prefeito, já são 500 armadilhas espalhadas por pontos estratégicos de Cotia. “Nos próximos dias serão mais 500, totalizando mil armadilhas para combater o mosquito. Estas armadilhas contam com tecnologia holandesa, são monitoradas por georreferenciamento e são mais uma das estratégias que já utilizamos e reforçamos contra a dengue”, disse Franco.

Na manhã de quinta-feira (7/03), a Prefeitura de Cotia lançou uma força-tarefa de combate ao Aedes aegypti com mais de cem colaboradores, quatro caminhões e cinco veículos que percorrerão os bairros com ações de nebulização, orientação e eliminação de criadouros do mosquito, além de reforçarem a orientação aos moradores sobre os cuidados dentro de suas casas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.