Prefeitura e ACEO assinam termo de cooperação voltado ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas
A Prefeitura e a Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO) assinaram quinta-feira, 15/5, na sede da entidade (Avenida Dionysia Alves Barreto, 701, Vila Osasco), termo de cooperação visando fomentar o desenvolvimento local das micro e pequenas empresas, por meio de ações conjuntas nas áreas de tecnologia e inovação.
Durante o evento, denominado Conexão para o Desenvolvimento Econômico, a Secretaria Executiva de Inovação e Tecnologia (Setide) apresentou a empresários e empreendedores individuais seu plano de trabalho para o início da construção e elaboração das ações a serem desenvolvidas.
Segundo a secretária Executiva de Inovação e Tecnologia, Talita Bottas, a parceria visa fomentar o desenvolvimento sustentável, por meio da “conexão de pessoas, ideias e oportunidades”.
Além dela, participaram do evento o prefeito Gerson Pessoa, o vice Lau Alencar, os secretários de Finanças, Pedro Sotero, de Planejamento e Gestão, Eder Máximo, de Governo, Luciano Camandoni, e o presidente da ACEO, Marcos Gabriel Atchabahian.
De acordo com a plano apresentado pela Setide, entre outras ações da prefeitura visando facilitar e ampliar os serviços aos micro e pequenos empreendedores estão previstos:
– Implementar o observatório de desenvolvimento e boletim de desenvolvimento econômico e empreendedorismo.
– Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável para Osasco.
– Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico.
– Implementar novo Fórum de Desenvolvimento Econômico.
Já no âmbito da Casa do Empreendedor (Rua Dr. Mariano Jatathy Marcondes Ferraz, 260, Centro) a ideia é a descentralizar e facilitar o atendimento ao empreendedor da seguinte forma:
– Novas unidades para descentralizar a formalização de negócios.
– Casa do Empreendedor móvel em todas as regiões da cidade.
– Simplificação do processo de abertura de novos negócios.
– Implantar na Casa do Empreendedor um núcleo de atendimento fiscal; banco do povo; letramento digital e cursos de coworking público.
– Uso do WhatsApp com IA (Inteligência Artificial) para tornar a experiência do empreendedorismo mais resolutiva e criar um manual digital com a carta detalhada de serviços.
A ideia também é fomentar a “cultura empreendedora” com a realização da feira do empreendedor e empreendedora, coworking e capacitação de cultura empreendedora nas unidades da Prefeitura, e criação do programa cultura empreendedora nas escolas.
“A maioria na cidade é micro e pequenas empresas, então é importante que esses empreendedores saibam como podem atuar para gerir melhor seu negócio e como lidar com os serviços oferecidos pela prefeitura em relação a suas necessidades”, disse o presidente da ACEO, que assinou o termo de cooperação juntamente com Gerson Pessoa, Talita Bottas e Luciano Camandoni.
“Osasco é a segunda economia do Estado. É preciso unir esforços para mantermos essa pujança e que os pequenos empreendedores também conheçam as políticas públicas da prefeitura que os ajudem a facilitar seu dia a dia de negócios”, comentou o prefeito.
Na escala econômica nacional, Osasco possuía em 2024 o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e o sétimo do país (maior entre as não capitais). O município tem o segundo maior comércio de rua do Estado (fica atrás apenas da Rua 25 de março, na capital) e conta com 74 mil empresas ativas (crescimento de 12% ao ano).
No ano passado a cidade gerou 111 mil empregos e foram abertas no município 5 mil novas empresas. Do total de trabalhadores, 54% são homens e 46% mulheres (elas são maioria, 52%, no setor de serviços). O tempo médio para abertura de uma empresa em Osasco é de 1 hora.