Barueri assina acorda para incentivar ações para frear aquecimento global

Na tarde de quinta-feira (dia 26), o gestor da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), Marco Antônio de Oliveira (Bidu), esteve na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), no Alto de Pinheiros (SP), representando o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, para a assinatura do Termo de Adesão do Acordo Ambiental São Paulo.

O acordo baseia-se em incentivar empresas, associações e municípios do Estado a assumirem, de forma voluntária, ações focadas na redução das emissão de gases que causem o Efeito Estufa (fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra) no intuito de frear o aquecimento global a uma taxa inferior a 1,5ºC, estabelecendo a missão do governo  estadual com este engajamento internacional.

Essa adesão será renovada de forma automática até 2030 para induzir a redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE) nos próximos 10 anos. Também está previsto o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes em mudanças climáticas e de apoio técnico governamental que incentivará a adoção de novas tecnologias, salientando protagonismo de São Paulo na agenda climática.

Dos 645 municípios paulistas, somente 116 fizeram a adesão e apenas 25 realizaram o cadastramento de forma integral. Dos 39 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), somente Barueri e Ferraz de Vasconcelos possuem o cadastro completo no Acordo, sendo Barueri o único que compõe o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste).

No caso das empresas, em Barueri são nove as que aderiram ao Acordo.

Compromisso reforçado

Para Bidu, essa adesão é relevante e vem para reforçar o papel do município em práticas já estabelecidas aqui. “A adesão a este programa é um passo importante para embasar os trabalhos da Sema com relação às mudanças climáticas e para fortalecer diversas ações que a municipalidade já realiza. É o caso da ampliação das ciclovias, a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de Led na iluminação municipal, a captação de energia solar em novos prédios públicos, entre outras atividades”, enumera.

A participação das empresas é igualmente importante, pois permite um trabalho conjunto das esferas pública e privada na redução dos GEE e, com isso, fomentar o trabalho e ampliar a participação para novas instituições. “E uma de nossas primeiras ações será a aproximação com estas empresas, para entender como podemos trabalhar juntos e como incentivar mais empresas de nosso município a integrar esta iniciativa tão relevante”, completa Bidu.

Para Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer, assessora técnica da presidência da Cetesb, Barueri é uma localidade muito relevante dentro da RMSP a participar do Acordo, pois ela vai agregar muito valor ao movimento, além de incentivar outros municípios a participarem. “Barueri é um município estratégico dentro da região metropolitana e sua chegada empolgada na atuação dos temas relacionados à redução de gases do efeito estufa e de adaptação às mudanças climáticas se faz necessária, tanto para apoiar a Cetesb nas ações, quanto para servir de referência a outros municípios”, disse.

Josilene disse ainda que cada município é um universo importante e o Acordo quer oferecer um auxílio na capacitação, alavancando a percepção da administração pública e disseminar a ação. “É importante a participação dos municípios para conduzirem as empresas que atuam na sua região pro Acordo, pra criar uma grande rede de atuação. O acordo tem hoje 1.630 aderentes e a importância de cada um deles, empresários de instituição de grande e de pequeno porte, municípios, associações, é que toda essa soma de esforços traz esse resultado”, comenta.

Convite
Para fazer parte desse Acordo, basta baixar o Termo de Adesão, tanto para empresas, quanto para municípios, preenchê-lo e encaminhá-lo para o e-mail acordo2030_cetesb@sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.