Legislativo concede Título de Cidadão Osasquense a José Cláudio Soares
Servidor e líder comunitário é reconhecido por serviços prestados ao município
A Câmara Municipal de Osasco concedeu ao servidor público José Cláudio Soares, na noite desta quarta-feira (26), a mais alta honraria destinada a pessoas não nascidas no município – o Título de Cidadão Osasquense.
Seu Cláudio, como é carinhosamente conhecido em Osasco, atua como servidor público desde 1992, mas tem uma extensa folha de serviços prestados ao município como mecânico, empresário no setor de gastronomia e liderança comunitária com atuação nas áreas de saúde e previdência social.
Proposta pela vereadora Elsa Oliveira (Podemos), a homenagem reconheceu décadas de trabalho e dedicação do homenageado em favor do município e foi marcada por muita emoção e alegria.
Elsa presidiu os trabalhos e o vereador Rodolfo Cara (Podemos) foi o secretário da solenidade. Ainda compuseram a Mesa Diretora os vereadores Alexandre Capriotti (PL) e Stephane Rossi (PL); o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Sérgio Di Nizo; o presidente da Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO), Fábio Grossi; e a esposa do homenageado, Josefa Queiroz Soares, a popular Bolinha.
Elsa Oliveira falou sobre a emoção de homenagear alguém que faz parte da vida de todos e que sempre se manteve leal, generoso e comprometido com a comunidade. A parlamentar fez questão de resgatar a história de vida do homenageado, que começou em 1949, na cidade de Itambé (BA).
Seu Cláudio foi também jogador de futebol profissional pelas equipes do Vitória (BA) e Santos Futebol Clube, onde se sagrou bicampeão paulista. Ele chegou a Osasco na década de 1970 e, em meio a incertezas, construiu um legado de amor ao próximo.
“O seu Cláudio é feito de fé, de esperança, de lealdade, de amor à família, ao trabalho, de amor a Deus. Entregar esse título é mais do que uma homenagem, é um agradecimento, é uma forma de dizer, como cidade, como Câmara, como comunidade: ‘seu Cláudio, você fez e faz a diferença”, disse a parlamentar, com os olhos marejados.
Emocionado, seu Cláudio agradeceu à vereadora Elsa, aos colegas, vereadores e familiares. “Eu não tenho palavras. A melhor coisa do mundo é o amor. Sem vocês eu não sou ninguém. Obrigado, obrigado, obrigado. Eu amo vocês”, declarou.
Palavras de carinho e gratidão ao homenageado não faltaram durante a solenidade. O secretário Sérgio Di Nizo recordou a trajetória de Cláudio nas equipes políticas da cidade – em especial as do ex-prefeito e ex-vereador Rogério Lins. “O seu Claúdio é um guerreiro, um cara que tem um coração gigantesco e já ajudou milhares de pessoas”, afirmou.
Fábio Grossi enfatizou a dedicação de Cláudio à população e sua preocupação com o próximo. “É um exemplo de compromisso e solidariedade”, disse. “Falar do senhor é falar de amor. O senhor Cláudio é o maior altruísta que eu conheci, pela simplicidade e simpatia”, acrescentou o vereador Alexandre Capriotti.
Rodolfo Cara falou da amizade construída com o homenageado desde 2009, dos bons e maus momentos vividos juntos, das lutas, conquistas e dificuldades. “Estou muito feliz de estar aqui hoje, como vereador, e falar da pessoa por quem eu tenho uma admiração muito grande. Falar do senhor, a gente não tem palavras”, concluiu.
