Barueri promove ações gratuitas de saúde vascular nas UBSs até o fim de agosto
Programação reúne palestras, rodas de conversa e atividades educativas em unidades de saúde para orientar moradores sobre prevenção e fatores de risco das doenças vasculares.
Barueri realiza até 31 de agosto uma programação especial sobre saúde vascular em UBSs da cidade. As atividades gratuitas incluem salas de espera educativas, rodas de conversa e ações comunitárias com profissionais da rede municipal de saúde.
Barueri promove ações de saúde vascular nas UBSs até o fim de agosto
A Secretaria de Saúde de Barueri realiza durante o mês de agosto uma série de ações voltadas à conscientização e à prevenção de doenças vasculares. A programação acontece em diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e segue até o dia 31.
A iniciativa, realizada por meio da Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde e da Diretoria Técnica de Enfermagem, integra as atividades relacionadas à Semana Nacional da Saúde Vascular.
A programação conta com salas de espera educativas, rodas de conversa, palestras e ações comunitárias conduzidas por médicos, enfermeiros e outros profissionais da rede municipal.
O objetivo é orientar a população sobre os cuidados necessários para manter uma boa saúde vascular, além de chamar a atenção para hábitos que ajudam a prevenir doenças e para a importância do acompanhamento médico regular.
Prevenção das doenças vasculares
A saúde vascular está diretamente relacionada à circulação adequada do sangue pelo organismo. Alterações nesse sistema podem comprometer diferentes órgãos e tecidos e, por isso, a prevenção e a identificação precoce de fatores de risco são importantes.
Entre as principais recomendações estão manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, controlar fatores de risco e realizar acompanhamento com profissionais de saúde.
Ao promover as atividades diretamente nas UBSs e em espaços comunitários, a rede municipal busca ampliar o acesso à informação e aproximar os profissionais de saúde da população.
Confira as próximas ações em Barueri
14 de agosto, às 8h – UBS Dra. Kátia Kohler – Sala de espera educativa.
14 de agosto, às 9h – UBS Maria Magdalena Macedo – Ação comunitária.
17 de agosto, às 8h – UBS Pedro Izzo – Sala de espera educativa.
17 de agosto, às 14h – UBS Benedito de Oliveira Crudo – Sala de espera educativa.
18 de agosto, às 8h – UBS Raquel Sandrini Ruela – Sala de espera educativa.
18 de agosto, às 10h – UBS Pastor José Roberto Rossi – Sala de espera educativa.
18 de agosto, às 10h – UBS Aldeia da Serra – Roda de conversa.
19 de agosto, às 9h – UBS Edini Cavalcante Consoli – Roda de conversa.
20 de agosto, às 9h – UBS Dr. Luiz Fernando Nardy – Roda de conversa no Centro Esportivo Jardim dos Altos – VidAtiva.
21 de agosto, às 7h – UBS Roque Ribeiro – Roda de conversa.
24 de agosto, às 10h – UBS Júlio Lizart – Sala de espera educativa.
26 de agosto, às 8h – UBS Hélio Berzaghi – Sala de espera educativa.
27 de agosto, às 15h – UBS Armando Gonçalves de Freitas – Sala de espera educativa.
28 de agosto, às 7h – UBS Elisabeth Izilda Duleba – Sala de espera educativa.
28 de agosto, às 9h – UBS Adauto Ribeiro – Roda de conversa.
28 de agosto, às 14h – UBS João Siqueira – Sala de espera educativa.
28 de agosto, às 15h – UBS Cleuso de Oliveira – Sala de espera educativa.
31 de agosto, às 8h – UBS Vince Nemeth – Sala de espera educativa.
A programação teve início no começo do mês, com atividades também realizadas nas UBSs José Francisco Caiaba, Hermelino Liberato Filho e Maria Francisca de Melo.
