Rainha do Congo no Brasil

A Rainha Diambi Kabatusuila Diambi Mukalengna Mukaji wa Nkashama, República Democrática do Congo, esteve em visita ao Brasil de 27 de fevereiro a 12 de março, com a finalidade de promover encontro intercultural para troca de informações. A agenda da rainha foi extensa e a comitiva passou por quatro estados, começando em Salvador, na Bahia, de onde seguiu para Minas e Rio.
Em São Paulo, Diambi Kabatusuila, esteve no Palácio dos Bandeirantes (sede do Governo de São Paulo), em universidades, espaços religiosos, comunidades afro e museus. A rainha visitou ainda as cidades de Santos, Itapecerica da Serra e Osasco.
Em inglês, a rainha falou sobre a luta dos povos de origem africana e ressaltou a importância de continuar lutando. “Ainda há muita desigualdade, violência contra o nosso povo de várias maneiras, falta de acesso a instituições, à Justiça, a casas próprias, a uma boa educação para todos, além de segurança. Temos muito a caminhar”, disse.
“Eu encorajo-vos a serem quem são, sempre com a cabeça levantada. Imagine como o Brasil seria se nós juntássemos todas essas forças para trabalhar em paz e com muito amor? Vocês serão os líderes desse mundo. Isso não é só o que eu acredito. É o que eu sei”.
Diambi Kabatusuila foi coroada como o governante do povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu da região central de Kasaï, parte do antigo Império Luba na República Democrática do Congo em 31 de agosto de 2016. Agora detém o título de Diambi Mukalenga Mukaji Wa Nkashama (Rainha dA Ordem do Leopardo). Ela foi investida e introduzida em Kinshasa pela Associação de Autoridades Tradicionais e Consuetudinárias do Congo em 5 de agosto de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.