Programa CBF Social é alternativa para formação de cidadãos em Barueri

Instalado em Barueri desde agosto de 2018, o Projeto CBF Social é muito cobiçado por municípios de vários estados brasileiros. Volta e meia surgem autoridades de várias localidades para conhecê-lo e tentar a implantação.

Consiste numa parceria com a Confederação Brasileira de Futebol e, ao contrário do que possa parecer, não pretende formar atletas: “o objetivo é dar educação através do futebol”, alerta Cibelle Cristina Siqueira Campos, coordenadora de modalidades da Secretaria de Esportes de Barueri.

Há vagas para 200 alunos de sete a 17 anos de ambos os sexos. No momento há 175 matriculados, dos quais apenas duas meninas. “Estamos estudando alternativas para atrair mais alunas”, adverte Cibele. “Uma delas pode ser a criação de turmas exclusivamente femininas”, arremata ela.

Vale lembrar que Barueri já tem várias escolinhas de 18 modalidades esportivas espalhadas por diversos bairros. Tanto os pais quanto as atletas muitas vezes optam pelas escolinhas em razão da proximidade de suas residências, não havendo, assim, despesas com locomoções.


Dinâmica

Os alunos recebem duas aulas semanais de 1h10 nos campos de grama sintética do Centro de Treinamento de Futebol Vila Porto (Rua Jardim Suspenso, 139, defronte ao portão principal do Parque Dom José). Em caso de chuvas torrenciais, há aulas teóricas nas áreas cobertas do CT.

Os professores recebem treinamento a distância ministrado pela CBF com o objetivo de padronizar o conteúdo. O projeto funciona atualmente em Ribeirão Pires e em Barueri. Todos os alunos recebem um lanche ao término das atividades. O lanche é composto de um sanduíche com dois frios, um suco em caixinha e uma fruta.


Matrículas

Os interessados em matricular seus filhos no Projeto CBF Social devem se dirigir à Secretaria de Esportes, que fica no Ginásio Poliesportivo José Corrêa (Av. Guilherme P. Guglielmo, 1000 – Centro) de segunda a sexta-feira das 8 às 17h, munidos de cópia do RG e do comprovante de residência, uma foto 3X4 e atestado médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.