Projeto Filosofia em Ação abre espaço de fala e acolhimento para estudantes de Barueri

Lugar especial para o diálogo, afeto, desabafo, troca de experiências e empatia. Essas são algumas das experiências que estão sendo vividas pelos estudantes do Ensino Fundamental das escolas da rede de Barueri. É que está sendo realizado, desde o mês passado, o projeto Filosofia em Ação, direcionado aos alunos do sexto ao nono ano. 

Diante do cenário de violência que tem afetado inúmeras escolas do País, a Secretaria de Educação entende que há necessidade de desenvolver ações de diálogo e escuta na rede municipal, por intermédio de oficinas educativas que possibilitem momentos de discussão para um ensino cada vez mais transformador e provedor de sentidos. A proposta vai além da transmissão de conteúdos para uma convivência mais humana, pautadas no diálogo e na escuta. 

O projeto da Secretaria de Educação está sendo desenvolvido pelos professores de filosofia, educadores do Departamento de Apoio Pedagógico e psicólogos da rede, que são liderados pelo professor e doutor Ranis Fonseca Oliveira.  

Nas quadras das escolas, as sensibilizações ocorrem com apresentações de vídeos curtos, que trazem questionamentos sobre o cotidiano de jovens e adolescentes em tempos em que a tecnologia ganha cada vez mais espaço.  

Uma série de atividades e vivências especiais, sempre guiadas pelos professores, tem feito com que cada escola viva um grande palco para o diálogo, troca de experiências e rompimento da solidão.  

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico, Isabel Biondi, a iniciativa tem tudo para ter resultados muito gratificantes. “Temos a certeza que essas ações oportunizarão a convivência de paz e democracia aos nossos estudantes no espaço escolar e fora dele.” 

A primeira fase do Filosofia em Ação está sendo desenvolvida em 25 escolas de Ensino Fundamental. No próximo semestre, as demais unidades, totalizando as 55, também receberão as atividades do projeto. 

Na semana passada foi a vez de os estudantes da Emef Gilberto Florêncio receberem mais uma edição do projeto. Os alunos foram muito participativos e surpreenderam os gestores e professores envolvidos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.