Praça das Artes de Barueri será um dos maiores espaços culturais do país

A construção da futura Praça das Artes de Barueri, concepção assinada pelo renomado arquiteto e designer Ruy Ohtake, está bastante avançada e o prefeito Rubens Furlan (PSDB), acompanhado do secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, fez questão de apresentar o andamento da obra e cada etapa detalhada, durante reunião com a imprensa da região e integrantes de seu governo.
O diretor-presidente da Lopes Kalil Engenharia, Reinaldo Kalil, empresa responsável pela execução do projeto, também participou do encontro e explicou que a construção de 28 mil m2 utiliza sistema misto de edificação com estruturas metálicas e concreto convencional. Na apresentação da modelagem tridimensional 3D, os presentes puderam ter noção da obra por meio de imagens virtuais do estágio anterior, a fase atual e as etapas futuras de como estará em cada prazo determinado. A previsão é que a Praça das Artes seja concluída em março de 2020.

Prefeito Rubens Furlan, arquiteto Ruy Ohtake e vice-prefeito Beto Piteri

O secretário Gaspar agradeceu ao prefeito Furlan pela confiança e grandioso investimento. “Neste período de crise, em que o governo federal fez cortes na cultura, a nossa prefeitura ao contrário, está valorizando as artes criando este espaço que contempla todas as modalidades artísticas, pois uma cidade sem cultura não tem história. Teremos aqui teatro com uma das melhores acústicas do país, sonoplastia e 938 lugares; áreas para exposições, espetáculos, brinquedos interativos, salas para aulas de dança, música, teatro, artes plásticas, tudo pensado com muito cuidado para atender um público fixo de 10 mil pessoas”, ressaltou.
Entusiasmado com a Praça das Artes, o prefeito de Barueri falou que será um grande local, que integrará todas as manifestações culturais. “É um projeto moderno, criativo, que teremos orgulho de entregar. Nós estamos aqui para fazer as coisas acontecerem, construir obras na cidade para que tenhamos um futuro feliz, através de equipamentos como este e outros que já entregamos e ainda vamos entregar muito mais. Tenho certeza que esta obra vai extravasar a região e valorizar cidade em todos os aspectos”.
Furlan também destacou a geração de mais de 300 empregos diretos na construção civil, apenas na construção da Praça das Artes de Barueri. O prefeito agradeceu ainda Ruy Ohtake por ter aceitado o desafio. “Antes era um artista que eu admirava e hoje se tornou meu amigo e vem toda semana vistoriar a obra”, revelou.

Atendimento
A previsão é que a Prefeitura atenda cerca de 10 mil crianças por mês nas oficinas culturais que serão implantadas na Praça da Artes. Furlan garantiu ainda que terá transporte gratuito para buscar moradores nos bairros mais afastados.
O novo Complexo Cultural é construído no bairro Boa Vista, ao lado da Rodovia Castello Branco, no quarteirão onde ficava o Teatro Municipal de Barueri e o Ginásio de Esportes Sérgio Honda. Além de completa acessibilidade e infraestrutura sustentável (água e energia), o local terá amplo estacionamento e até restaurante (MM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.