Barueri comemora a Semana do Folclore Brasileiro

As bibliotecas da Secretaria de Cultura e Turismo vão dedicar a semana ao folclore brasileiro, com muitas atividades gratuitas em homenagem à mais autêntica cultura popular do país. Filmes, exposições e saraus literários reforçam o resgate da identidade cultural brasileira por meio do folclore.  O dia 22 de agosto é celebrado como o Dia do Folclore em todo o país.

O conjunto de tradições culturais, conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas forma os fundamentos do folclore. A base da cultura brasileira vem da mistura de povos que fizeram o país: tribos indígenas, colonos portugueses, povos africanos, que foram trazidos escravizados, além dos imigrantes alemães, italianos e japoneses, entre outros, que vieram para o país a partir do final do século 19.

Programação
17/08, Sábado
 – “Baile de Máscaras Folclóricas”, bate papo sobre o folclore brasileiro e um desfile para escolher a máscara mais criativa. Biblioteca Salomão Cruz, avenida Cachoeira,74, Vila Pindorama, às 16h. (Gratuito)

19/08, Segunda – “Exposição sobre o Folclore”,  obras literárias que contam as curiosidades relacionadas ao folclore brasileiro. Biblioteca Cora Coralina, av. Luiza Barbosa Silveira Bueno,46, Jardim Silveira. (Gratuito)

20/08,  Terça – “Dia do Folclore”, oficina de artesanato sobre o tema. Biblioteca João Galdino, rua Glória 630, Parque dos Camargos. Das 15h às 16h30. (Gratuito)

22/08,  Quinta – “Cinema”, sessão especial com os filmes “A lenda do Saci”, “A lenda da Iara”, “O curupira” e “O Boto”.  Das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h. Biblioteca Benedito Franco, av. Itu,300 – Jardim Paulista. (Gratuito)

“Dia do Folclore”, exposição de livros e materiais alusivos ao tema. Das 8h às 17h. Biblioteca Jair Honório, estrada dos Pinheiros,185, Parque Viana. (Gratuito)

“Alice no País do Folclore”, peça teatral, adaptação do clássico Alice no País das Maravilhas. Ingressos à venda pelo site www.ingressoparatodos.com.br e no local. Sala de Espetáculos. Centro de Eventos de Barueri – Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis,672, Vila Porto.

23/08,  Sexta – “Sarau literário”. Das 10h às 11h30. Um grande encontro destacando a importância da música, poesia e literatura no folclores. Biblioteca Cora Coralina – Avenida Luiza Barbosa Silveira Bueno,46 – Jardim Silveira. (Gratuito)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.