Escolas da Rede Municipal de Osasco ganham lousas digitais

As escolas de ensino fundamental de Osasco agora contam com lousas digitais. A iniciativa demonstra que a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, tem investindo em tecnologia e inovação. Com o equipamento, os professores fazem apresentações de suas aulas utilizando-se de programas como PowerPoint ou links de sites, já que poderão navegar na internet durante a apresentação do tema proposto aos alunos. Os professores também poderão consultar conteúdos e reproduzir vídeos ligados ao tema da aula.

O secretário de Educação, José Toste Borges, explicou que a lousa interativa é uma ferramenta que potencializa o uso da tecnologia em sala de aula. “O prefeito Rogério Lins tem investido em tecnologia e inovação na educação municipal. Também tem possibilitado que os nossos professores utilizem nas salas de aulas conteúdos digitais, que proporcionam uma nova realidade no processo de ensino e aprendizagem, através da interatividade com conteúdo digital”, conclui.

O sistema de lousa retrátil possui superfície de escrita diagramada branca, além do módulo interativo, uma vez que a lousa digital é como uma tela de computador, só que maior. Deste modo, o sistema alia a escrita tradicional, com a utilização tecnológica.

Durante o semestre, os professores receberam orientação sobre como tirar o melhor proveito do equipamento interativo. A docente Josiane de Araújo explicou que as crianças e adolescentes estão em constante contato com computadores, tablets e celulares. Se a escola não acompanha a tecnologia, acaba tornando-se pouco interessante para essa nova geração.

“Tenho certeza que a lousa digital trará uma nova forma de dar aula e nossa rotina escolar terá mais impacto com o aluno. Acredito que a turma em sala de aula se tornará mais participativa e atento às aulas. Quando o estudante se vê diante de maior interatividade, fica difícil não querer participar”, conclui.

O prefeito Rogério Lins esteve na EMEF Prof. João Larizzatti na terça-feira, 13/8, onde conheceu as lousas digitais e ficou encantado com a modernização e tecnologia empregadas pela ferramenta. A professora Célia Beatriz, uma das docentes que recebeu capacitação, fez uma demonstração ao prefeito.

“Esses equipamentos são inovadores e possibilitam aos professores trazerem para a sala de aula uma nova dinâmica, inclusive porque contam com o auxílio da internet, podendo aprofundar os ensinamentos de disciplinas como matemática, história, geografia, por exemplo”, destacou Lins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.