Câmara de Barueri estende serviço de coleta de entulho a apartamentos populares

O Plenário da Câmara Municipal de Barueri aprovou na terça-feira, 17, o Projeto de Lei 066/2019, do vereador Luizinho do Camargo (PDT), que disponibiliza o contentor “big bags” também para moradores de prédios e condomínios residenciais construídos através dos sistemas habitacionais municipal e estadual (CDHU), desde que não haja qualquer impedimento para a colocação dos sacos coletores de entulho.
O texto do parlamentar altera o parágrafo único do artigo 5º da Lei Municipal 2.580, de 5 de dezembro de 2017, para ampliar o serviço de coleta de resíduos de obras de forma gratuita para moradias populares. Antes da alteração, o Papa Entulho não contemplava qualquer tipo de prédio, fosse comercial ou residencial.
“Os moradores desses conjuntos habitacionais são pessoas de baixa renda. Fazem obras a toque de caixa e não tem como arcar com aluguel de uma caçamba. O serviço particular custa entre R$ 350 e R$ 400. É uma incoerência deixar essa parcela da população sem acesso ao benefício”, justificou Luizinho do Camargo.

Coleta
O Papa Entulho é um serviço gratuito disponibilizado pela Prefeitura para coleta de resíduos. O poder público empresta ao munícipe os big bags (sacos flexíveis de material resistente) para capaz de armazenamento de entulhos como restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos.

Como solicitar
Para acionar o Papa-Entulho, basta entrar em contato com a Secretaria de Serviços Municipais pelo telefone 4162-7300 ou e-mail papaentulho@barueri.sp.gpv.br

Ao receber o big bag, o morador assina um termo de uso e devolução. O saco comporta até 3 metros cúbicos de resíduos, ou 1.500 kg. Se a quantidade for superior, o morador deve contratar uma caçamba particular. O equipamento é recolhido pelo caminhão do Papa-Entulho após três dias úteis ou quando estiver cheio.
É bom lembrar que o descarte irregular de entulhos está sujeito a multa conforme legislação municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.