Receita Federal conclui Operação Promitheia com 870 toneladas de mercadorias apreendidas

A Receita Federal concluiu nesta sexta-feira, 20 de setembro, a Operação Promitheia. Realizada em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a ação resultou na apreensão de 870 toneladas de mercadorias irregulares, fruto de contrabando, descaminho e falsificação.

Os itens apreendidos estavam sendo comercializados em dois shoppings da região do Brás, centro da capital paulista. Avaliadas em R$ 230 milhões, as mercadorias foram ensacadas em 43.479 volumes e levadas em 154 caminhões para um depósito da Receita Federal.

Iniciada em 2 de setembro, a Operação Promitheia durou três semanas e envolveu 70 servidores da Receita Federal, além de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e equipes de apoio da Subprefeitura da Mooca.

Ao todo, foram fiscalizados 900 boxes dos dois shoppings. Em muitos deles, a Receita Federal localizou fundos falsos e sótãos em que também eram acondicionadas mercadorias irregulares, como roupas e calçados, além de máquinas de costura e etiquetas similares à de marcas famosas. As instalações eram precárias, com alto risco de incêndio. Foi encontrada ainda grande quantidade de mercadoria oculta no teto do shopping. No segundo shopping, um andar inteiro era usado como depósito de produtos contrafeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *