A Romântica Veneza-Itália

Sobre Veneza, já ouvi de tudo, desde a cidade mais bonita do mundo, até a mais fedorenta do mundo…As opiniões divergem, mas acho que ninguém discorda quando se fala que Veneza é a cidade mais romântica do mundo , é perfeita para ser desvendada a dois, em passeio de gôndola em um dos muitos canais margeados por belos e centenários palacetes.
A cidade, classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco é um museu a céu aberto, romântico em nível quase inimaginável e atrai multidões de turistas o ano inteiro.
Construída no século V sobre uma lagoa, Veneza é um arquipélago situado na região de Vêneto, no nordeste da Itália e a capital de Vêneto.
A cidade está composta por 118 ilhas, passam por elas 177 canais e foram construídas mais de 400 pontes para ligar os lados, os canais são banhados pelo Mar Adriático, formando a chamada Lagoa de Veneza.
Mover-se em Veneza se faz a pé ou de barco, não há auto-estradas na ilha, isso já a faz muito particular. Como principal meio de transporte existe o Vaporetto, um barco/ônibus aquático. Existem ainda as gôndolas, mas hoje em dia são de finalidade turística (passeio), não propriamente um meio de transporte para locomover-se pela ilha.

Piazza di San Marco
Esta praça sofre com constantes inundações, já que está localizada na parte mais baixa de Veneza, quando a água do Mar Adriático sobe, seja por tempestades ou excesso de chuva é o primeiro lugar a ficar cheio d’água.
È também onde estão localizados os mais belos pontos turísticos desta cidade como a Basílica de São Marcos, o Palácio dos Doges e também o Campanário da Basílica, ao lado direito da praça se vista de frente à Basílica. Também estão importantes pontos de referência, a Torre do Relógio de São Marcos, a Ala Napoleónica, a Logetta, a Casa da Moeda e a Biblioteca Marciana e é ao lado desses importante monumentos que ficam os cafés mais tradicionais da Itália, como o Caffè Florian. Esta praça também e ponto de partida em sua aventura pela bela ilha.

Basílica di San Marco
Esta é a mais famosa e mais visitada de muitas igreja que existem em Veneza coberta de mosaicos bizantinos, e o campanário, com vista para os telhados vermelhos da cidade.
Conta a história que a primeira igreja da área tinha sido construída num edifício temporário do Palazzo Ducale, no ano 828, como era uma igreja temporária anos mais tarde (em 832) foi construída uma igreja no local atual. Mas, por causa de uma rebelião em 976 a igreja foi incendiada, reconstruída em 978 e, infelizmente incendiada por segunda vez em 1063.

Torre do Relógio
É uma construção com muita história para contar e que marca as horas (e os signos do zodíaco) há 500 anos. No alto da torre, duas esculturas, um sino e a famosa estátua do Leão, símbolo tradicional de São Marcos. É possível visitar a torre e ver de perto o relógio.

Palazzo Ducale
O Palazzo Ducale, antiga moradia do doge de Veneza, que foi construída entre os séculos 14 e 15. Desde 1923, o antigo Palácio funciona como um museu, onde é possível aprender bastante da história de Veneza.

Ponte e Galeria da Academia
A Ponte da Academia é uma das quatro pontes que cruzam o Grande Canal. A ponte que cruzamos hoje foi inaugurada em 1933, toda de madeira, mas desde então, elementos de metal foram adicionados. O nome da ponte vem do museu que fica em uma de suas pontas: a Galleria dell’Academia, fundada em 1750 e onde estão expostos trabalhos de importantes artistas renascentistas, incluindo os irmãos Bellini.).

Coleção Peggy Guggenheim
Inaugurado em 1951, esse museu exibe o acervo pessoal de Peggy Guggenheim, sobrinha de um dos maiores colecionadores de arte do século 20, Solomon R. Guggenheim. O espaço conta com obras de artistas modernistas, como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Magritte e Pollock. O museu fica no Palazzo Venier dei Leoni, onde Peggy viveu, bem a beira do Grande Canal.

Passeio de Gôndola
O passeio de gôndola é feito em embarcações típicas de Veneza, elas foram desenhadas com características que auxiliam na manobrabilidade e velocidade, tendo sido utilizado como principal meio de transporte durante séculos na ilha.
Hoje em dia passear de gôndola é praticamente uma necessidade, você será guiado por um “gondoliere”, que faz papel além de ‘piloto’ destes barquinhos, de guia turístico por dentro dos canais da cidade. Durante o passeio o gondoleiro irá lhe contar trechos da história de Veneza, a origem das construções e quem habitava os palácios venezianos.
Não deixe de fazer algumas pausas pelos bares e cafés da cidade, pequenos, elegantes e com tradição de séculos, passados de pai para filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.